40 anos ALEMS: Reconhecimento ao valor dos educadores marca solenidade
Solenidade homenageou professores indicados por deputados estudantes do Parlamento Jovem

A emoção e o orgulho em homenagear àqueles que contribuíram e incentivaram seus estudantes a adquirir conhecimento eram os sentimentos dominantes nesta noite (17), no Plenário Júlio Maia, na solenidade de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo a Educadores, por indicação dos deputados estudantes do Parlamento Jovem da 1ª a 6ª edição. O evento, proposto pela Mesa Diretora da Casa de Leis (2019-2021), integra a programação dos 40 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

O deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da ALEMS, falou do valor contido na conferência destas honrarias aos educadores sul-mato-grossenses. “Esse ato solene tem dois significados, gratidão e renovação de nossas esperanças. Indicados pelos jovens integrantes do Parlamento Jovem, que nasceu da inspiração de Arroyo, cuja trajetória engrandece a história desta Casa de Leis, o projeto Parlamento Jovem muda hoje a política do amanhã. O reconhecimento que os educadores recebem dos sul-mato-grossenses hoje tem um mérito extraordinário, pois é proveniente dos jovens que vocês estão formando como cidadãos para a classe política do futuro”, destacou o presidente.

O deputado João Henrique (PL) enfatizou a importância de um debate sadio, mesmo quando as ideias são divergentes. “Uma das coisas que representa entrar na vida pública é modo de lidar com os dois lados da política, esquerda e direita, coexistindo dois diferentes debates em alto nível. Tenho orgulho em ver as discussões promovidas por vocês. As homenagens conferidas aos educadores apenas demonstram que não somos nada sem o conhecimento, algo entregue pelos nossos professores, que estão sendo exaltados hoje por vocês”, ressaltou.

Homenageado por indicação da Mesa Diretora da ALEMS, o autor da Resolução 10/2006, Antonio Carlos Ribeiro Arroyo, registrou a emoção de estar novamente na tribuna da Casa de Leis. “Estou aqui cinco anos após deixar a política e confesso que isso me emociona muito. Gostaria de registrar duas pessoas fundamentais, que foram os pilares para a evolução do Projeto Parlamento Jovem, a Dra. Marlene Figueira, primeira diretora da Escola do Legislativo Ramez Tebet, e a professora Reni Domingos dos Santos Domingues. Receber essa homenagem hoje, só me deixa mais uma vez com a certeza que saio mais uma vez desta tribuna com a consciência do dever cumprido”, revelou.

O coordenador da Escola do Legislativo Ramez Tebet, Ben Hur Ferreira enalteceu a vivência da política entre os jovens. “Estamos aqui por isso, pela política, pela luta pela cidadania. Jovens, não temam o tempo, não caiam na armadilha de achar que a juventude é a parte melhor da vida, a vida toda um encanto, só é necessário se reiventar. Valeu a pena a minha geração lutar pela democracia, pela constituição, pelo combate ao racismo e outros preconceitos. Ao ouvir uma jovem como a Natállia Braga, percebo que valeu a pena e a geração de vocês é chamada exatamente para ter capacidade de ouvir o outro com humildade, mesmo em campos opostos. Ressalto aqui que o educador é um profissional que não desiste, que fazem as pessoas terem vontade de lutar”, enfatizou.

Natállia Braga, presidente da edição atual do Parlamento Jovem da agradeceu ao criador do projeto Parlamento Jovem. “Agradeço ao deputado Antonio Carlos Arroyo e ao Parlamento Jovem por eu ser o que sou, também ao diretor e coordenador da escola que me apoiaram e me incentivaram a participar a eleição, pela atenção e auxilio recebida do meu deputado padrinho, Pedro Kemp. Aqui é um espaço de fala, de poder, onde devemos reivindicar as necessidades da nossa sociedade. Cada um de nós somos a renovação e devemos trabalhar com garra e determinação para construir um País melhor. Por favor ,jovens, participem da política e trabalhem pelo País que nós merecemos. Os educadores fazem a diferença no mundo. Vamos ser a renovação política e em todos os lugares e tenhamos a educação como nossa amiga”, adiantou a estudante.

Deputado estudante da 3ª e 4ª edição do Parlamento Jovem, Carlos Henrique dos Santos Justino, enalteceu o projeto direcionado aos jovens sul-mato-grossenses. “Aqui aprendi o que é política, agradeço a todos que me ajudaram a trazer o máximo de ex-parlamentares integrantes do Parlamento Jovem, que fizeram parte da história desta Casa de Leis, para homenagear os professores. Momentos como estes nos trazem emoção. Mato Grosso do Sul é exemplo no Parlamento Jovem e está se expandido pelo País, o jovem na política com o exercício completo e suficiente do que chamamos de cidadania. Este projeto traz para cá a mente da juventude, para elaborarmos projetos que alterem o rumo de vida da sociedade brasileira”, comentou.

 

Homenageados

Receberam o diploma de Honra ao Mérito e o selo alusivo aos 40 anos do Parlamento Estadual Antonio Carlos Ribeiro Arroyo, Rafael Vicente de Moraes, Tânia Tereza Vilagra Cabrita Rodrigues, Gláucia da Silva Maeoca Amaro Silva, Ana Maria Gasparini, Ana Flávia Alexandre, Keyla Ribeiro de Andrade, Marisa Santos, Letícia Cintra Paulo Oliveira, Pedro Luiz de Azevedo Filho, Marilena Dias Barreto dos Reis, Juraci Aparecida Leite da Silva, Rodrigo Nunes Macedo, Fábio Luiz Pereira de Oliveira, Ricardo Garcia de Souza, Ataide Ramão Neto, Chiara Goes Barbosa, Leonor Viveiros, Julio Cesar Gonçales da Silva, Mara Rubia Molinas Franco, Rosana Brum Romero, Paulo Antônio Castaldeli, Nelson Cesário da Silva, Reni Domingos dos Santos, João Roberto Talavera, Sérgio Fernando Raimundo Harfouche, Marta Helena Ferreira Andrade, Ernangela de Souza Calixto, Edna Nogueira Gomes e Henrique Ricardo de Oliveira. Os educadores que receberam as horária foram indicados por 25 componentes das edições do Parlamento Jovem.

Participaram do evento os deputados João Henrique (PL) e Pedro Kemp (PT), e Juari Lopes Pinto, superintendente de Adminitração das Regionais (Suare), da Secretaria de Estado de Educação (SED).

 

Parlamento Jovem

Com o objetivo de proporcionar a integração da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do sul com a comunidade estudantil e a toda a sociedade, o projeto Parlamento Jovem seleciona alunos do 1º e 2º anos do ensino médio em escolas públicas e privadas, por meio de votação. São eleitos para atuarem como deputados estudantes, promovendo sessões, e apresentando projetos de leis que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais. As sessões do Parlamento Jovem acontecem mensalmente e são abertas ao público e à imprensa.