Deputados estudantes realizam, no Parque das Nações, a primeira sessão itinerante
Deputados estudantes caminham pelo Parque das Nações Indígenas durante a primeira sessão itinerante

A sessão do Parlamento Jovem desta segunda-feira (1°) foi um tanto quanto diversificada. Deputados estudantes trocaram o plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, pelo Parque das Nações Indígenas. Esta foi a primeira sessão itinerante desde a concepção do projeto, idealizado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

Uma experiência, que o coordenador da Escola do Legislativo, Ben-Hur Ferreira, acredita ser enriquecedora e inesquecível para os jovens parlamentares.

“É um dia histórico. Eles perceberam o que o descuido com a natureza  pode causar, o custo que isso tem. E isso aumenta a sensibilidade desses jovens, a capacidade de perceber como a questão ambiental é estratégica. A Escola do Legislativo e a direção da Casa de Leis estão de parabéns por propiciarem a esses estudantes o sentir. Acredito que isso vai marcar para sempre a vida desses jovens”, avaliou Ben-Hur.

Entre um questionamento e outro, os jovens deputados puderam verificar de perto as condições do Parque, desde os lagos de contenção de águas pluviais, passando pela Casa do Homem Pantaneiro, o emblemático Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira - Aquário do Pantanal -, até o ponto mais marcante da sessão, as obras de desassoreamento do lago principal.

“Apesar de a nossa legislatura estar chegando ao fim, desejo que as seguintes tenham a oportunidade fazer passeios e sessões como esta. Que o cidadão Sul-mato-grossense conheça o Parlamento Jovem, o veja de perto e entenda que nós temos o compromisso de levar os problemas do nosso cotidiano até a Assembleia Legislativa. Buscar sempre solucioná-los, mas o mais importante é que participemos efetivamente desse processo”, ponderou a deputada estudante Natállia Braga.

O gerente de unidade de conservação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Leonardo Tostes Palma, também elenca o importante papel da Casa de Leis e dos jovens no acompanhamento dos problemas que afetam a vida cotidiana da população.

“Importante mostrar que o jovem tem essa responsabilidade de acompanhar tudo que está acontecendo. Para nós é fundamental mostrar o que está sendo feito aqui. Mostrar para esses jovens o desafio que a gente passa enquanto gestor público, afinal, logo eles estarão em nosso lugar e já estão tendo essa experiência tão engrandecedora. Queremos que essa iniciativa seja expandida para outros lugares e que não fique só no Parque das Nações Indígenas”, finaliza.