O Curso de Espanhol foi implantado junto com a criação da Escola do Legislativo de MS, no ano de 2004. Como os demais cursos, conta com a participação de professores voluntários, inicialmente com instrutoras distintas para as turmas iniciante e avançada. Hoje, a taquígrafa Maira Araújo de A. Mendonça é professora das duas turmas, Espanhol I e Espanhol II. Maira é servidora da Diretoria Geral Legislativa (DGL) e é professora de espanhol desde o início da primeira turma.
O curso tem excelente aceitação entre os servidores e as salas, tanto de iniciantes (Espanhol I) como da turma avançada (Espanhol II), estão repletas de alunos interessadas em aprender a língua de nossos vizinhos latinos, tão próxima da Língua Portuguesa, mas, ao mesmo tempo, com peculiaridades diferentes que dificultam a aprendizagem, justamente pela equivocada idéia de que é totalmente semelhante à nossa língua.
A professora Maira justifica a importância do curso ao dizer que “temos uma fronteira de língua espanhola e convivemos com paraguaios, bolivianos e argentinos, entre outros. Para nós é natural essa convivência e pensamos que os entendemos e nos fazemos entender, mas, apesar de línguas semelhantes, têm peculiaridades que requerem cuidados”, diz Maira. “Além da importância cultural, da integração entre fronteiras, convém destacar que trabalhamos no Poder Legislativo, que é um ambiente que recebe constantemente visitas de autoridades de Países vizinhos em seminários e eventos de interesse comum, necessitando sempre da presença de alguém que domine as duas línguas. Daí a importância de termos funcionários que falem o espanhol”, complementa a professora.
Maira ainda destaca o valor da iniciativa da Escola do Legislativo ao oportunizar ao servidor estudar uma língua sem nenhum custo financeiro. “Os alunos têm a oportunidade de freqüentar um curso de excelente qualidade e sem cobrança de mensalidade. O curso que ministro aqui é o mesmo de qualquer escola particular de línguas de Campo Grande”, diz a professora.
Um dos alunos da turma iniciante desse ano é Maurício Vieira Góis Júnior, formado em Direito e servidor da DGL-AL/MS. Maurício disse escolher o curso para atender a projetos futuros, que incluem uma especialização na área de Direito na Espanha. “Além da importância do domínio da língua para fazer minha especialização, ainda pesa o fato de vivermos na América do Sul e de sermos o único País que não fala espanhol”, diz Maurício.
Na turma de Espanhol II há alunos que freqüentam o curso desde a sua implantação, há três anos. Maria Helena Brancher, jornalista e servidora da Assessoria de Comunicação Social, é uma dessas alunas. “O método utilizado por Maira é excelente, pois associa a conversação e a gramática, desenvolve a audição, a compreensão e a pronúncia com músicas e audiovisuais de conversação, além de apresentar a cultura e a pronúncia diferenciada dos muitos Países de língua espanhola”, diz a aluna. “A forma como a professora desenvolve o método torna a gramática mais interessante, porque é inserida dentro de um contexto. Ela também desinibe o aluno, fazendo com que todos participem e percam o medo de falar, de se expressar”, complementa Maria Helena.
O Curso de Espanhol é ministrado na sala de aula da Escola do Legislativo, na AL/MS, às terças-feiras para a Turma II (avançados) e às quintas-feiras para a Turma I (iniciantes), sempre das 14h às 15h30 da tarde.
Maria Matos - Redação da Escola do Legislativo do MS