Na segunda sessão do Parlamento Jovem, os deputados estudantes apresentaram três projetos de lei ou resolução. Estas propostas vão ser apadrinhadas pelos deputados estaduais Antônio Carlos Arroyo, líder do PR, Pedro Teruel (PT) e Marquinhos Trad (PMDB). Elas vão ser apresentadas como projeto de lei no plenário da Assembléia Legislativa.
A deputada estudante Flávia Ferreira apresentou o projeto de lei que \"autoriza o Poder Executivo a firmar convênios e parceria com empresas privadas e instituições de direito público e privado, com o objetivo de implantar o Programa de Recuperação com ocupação profissional e educacional de menores infratores\". Esta proposta será apresentada por Pedro Teruel. Na defesa, Flávia defendeu que os adolescentes deixem as Unidades Educacionais de Internação (Uneis) capacitados profissionalmente.
O deputado estudante Leandro de Souza propôs o projeto de resolução que \"Cria o Prêmio Assembléia Legislativa de Arte, Cultura e Educação\". O objetivo é premiar o trabalho de pessoas, escolas, grupos, empresas e organizações sem fins lucrativos na construção, divulgação e apoio à cultura, arte e educação. Padrinho deste projeto, Arroyo já preparou o projeto para apresentá-lo na próxima sessão.
Presidente do Parlamento Jovem, a deputada estudante Mayara Miranda apresentou o projeto que institui a semana de Resgate da Cultura Sul-Mato-Grossense, a ser comemorada na primeira semana de agosto. Neste mês, segunda a deputada estudante, são comemorados os dias do Estudante e do Folclore. O padrinho deste projeto será o deputado Marquinhos Trad.
Arroyo destacou o trabalho realizado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet para a implantação do Parlamento Jovem. Ele anunciou que a próxima sessão, prevista para 4 de abril, deverá ocorrer durante a sessão ordinária da Assembléia Legislativa.
Pedro Teruel afirmou que os deputados estudantes vão apresentar projetos de lei para entender as dificuldades dos procedimentos de tramitação de um projeto. Além de levar para as escolas a forma de tramitação dos projetos de lei, os deputados estudantes vão participar das discussões. \"São projetos polêmicos\", frisou o petista.
Durante a sessão de hoje, tomou o posse como deputado estudante o suplente Tiago Martins Quirino.
Fonte: Edivaldo Bitencourt - TV/AL
Foto: Giuliano Lopes - TV/AL