O Parlamento Jovem foi criado através da Resolução nº. 026/2005 e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes no âmbito do legislativo estadual. Em sua primeira edição realizada no ano de 2007 foram eleitos oito deputados jovens. O processo seletivo aconteceu entre alunos do 1º e 2º ano do ensino médio de escolas estaduais, porém este ano, o programa teve algumas alterações, ampliando o número de vagas para 24, aderiu a participação de escolas particulares e será realizado entre estudantes apenas do 1º ano, para que possam vivenciar por mais tempo a atuação no legislativo estadual.
Durante a reunião, o deputado Arroyo explicou aos diretores que o projeto tem a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), da Secretaria Estadual de Educação e destacou a importância da adesão das escolas particulares. “Com essa etapa ampliada estaremos realizando o principal objetivo da proposição, que é integrar os jovens ao legislativo”.
A Coordenadora do Colégio Dom Bosco, Edilma Mota R. Sampaio, acredita que os alunos de ensino médio estão prontos para assumir a responsabilidade de se tornarem um representante da comunidade como deputados estudantes e menciona que esse projeto vêm ao encontro do que as escolas buscam hoje, a cidadania.
A primeira fase do processo de seleção dos alunos acontece nos próprios estabelecimentos educacionais, que por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE/MS, os candidatos serão escolhidos, e a segunda e última etapa para definir os deputados estudantes é realizada nos Counes (Conselho das Unidades Escolares) por critérios estabelecidos pelo programa.
Fonte: Assessoria de Imprensa dep. Arroyo - Whelton Borges/ Paula Machado
Foto: W. Borges