Escolas particulares da Capital participarão do Parlamento Jovem

Estudantes de estabelecimentos particulares de ensino médio de Campo Grande irão participar do Parlamento Jovem na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul conforme anunciado hoje pela manhã em reunião entre o autor do programa, deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, responsável pela coordenação do projeto e diretores de escolas privadas.

O Parlamento Jovem foi criado através da Resolução nº. 026/2005 e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes no âmbito do legislativo estadual. Em sua primeira edição realizada no ano de 2007 foram eleitos oito deputados jovens. O processo seletivo aconteceu entre alunos do 1º e 2º ano do ensino médio de escolas estaduais, porém este ano, o programa teve algumas alterações, ampliando o número de vagas para 24, aderiu a participação de escolas particulares e será realizado entre estudantes apenas do 1º ano, para que possam vivenciar por mais tempo a atuação no legislativo estadual.

Durante a reunião, o deputado Arroyo explicou aos diretores que o projeto tem a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), da Secretaria Estadual de Educação e destacou a importância da adesão das escolas particulares. “Com essa etapa ampliada estaremos realizando o principal objetivo da proposição, que é integrar os jovens ao legislativo”.

A Coordenadora do Colégio Dom Bosco, Edilma Mota R. Sampaio, acredita que os alunos de ensino médio estão prontos para assumir a responsabilidade de se tornarem um representante da comunidade como deputados estudantes e menciona que esse projeto vêm ao encontro do que as escolas buscam hoje, a cidadania.

A primeira fase do processo de seleção dos alunos acontece nos próprios estabelecimentos educacionais, que por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE/MS, os candidatos serão escolhidos, e a segunda e última etapa para definir os deputados estudantes é realizada nos Counes (Conselho das Unidades Escolares) por critérios estabelecidos pelo programa.


Fonte: Assessoria de Imprensa dep. Arroyo - Whelton Borges/ Paula Machado

Foto: W. Borges