Quando o Parlamento ultrapassa as fronteiras do plenário e se torna também um lugar de ensino, diálogo e transformação social, nasce algo poderoso: a Escola do Legislativo. Nesse espírito inovador e comprometido que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) fez questão de reconhecer a iniciativa pioneira de seis municípios, durante o 1º Encontro das Escolas do Legislativo do Estado, realizado nesta sexta-feira (27).
O evento marcou a entrega de troféus às Câmaras Municipais de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel D’Oeste e Três Lagoas, desbravadoras na implantação de suas próprias Escolas do Legislativo. A homenagem valoriza o trabalho de quem acreditou na força da educação cidadã como caminho para o fortalecimento da democracia.
“Essas Escolas representam um Parlamento que se abre ao povo. Quando investimos na educação legislativa, estamos formando cidadãos conscientes e servidores preparados”, destacou a deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.
Para Rebecca Crisley, diretora da Escola do Legislativo de Três Lagoas, o reconhecimento tem um valor imensurável. “No decorrer deste ano, implantamos diversos projetos novos, como o Parlamento Jovem. Hoje, esse reconhecimento da Assembleia Legislativa é um abraço simbólico a todos que acreditam e trabalham pelo fortalecimento do Legislativo”. A emoção também tomou conta de Ana Paula Benitez Fernandes, presidente em Dourados. “Cada curso, cada oficina, cada roda de conversa, tudo é feito com amor e dedicação. Ver nossa Escola ser homenageada é saber que cada esforço valeu a pena”.
Em todo o país, as Escolas do Legislativo têm se mostrado instrumentos efetivos de mudança, proporcionando conhecimento, qualificando servidores públicos e aproximando o cidadão da política. “Mais do que ensinar leis, ensinamos participação, responsabilidade e respeito”, afirmou Claudinei Araujo Santos, diretor da unidade de Nova Andradina. “Esse prêmio é um símbolo do que já fizemos e do que ainda podemos fazer”.
O reconhecimento da ALEMS ressalta o impacto de quem decidiu inovar dentro do serviço público e reforça a esperança de que mais municípios trilhem o mesmo caminho. “Hoje celebramos os primeiros. Amanhã, queremos celebrar todos. A educação legislativa é o caminho mais sólido para uma democracia viva e consciente”, disse Mara Caseiro. Após as homenagens, o presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), discursou sobre a importância das Escolas do Legislativo para os dias atuais. “Vivemos mudanças na forma como as pessoas buscam informações. Não mais em livros e academias, mas pelas redes sociais. Informações rápidas, porém rasas. Muitos nada aceitam aquilo que é razão e essencial para o Parlamento: o debate. Então, as Escolas do Legislativo devem servir para a qualificação e valorização do debate, além do respeito a opinião do outro. Temos que ter a capacidade de ouvir e buscar o consenso, visando sempre melhorias na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.