Os alunos do curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, apresentaram hoje, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, peças teatrais interpretadas na linguagem de sinais.
O curso iniciou em abril de 2006, com servidores da AL/MS e de outros órgãos. O professor Samuel Ferreira de Souza considera a apresentação como uma oportunidade de interação entre os colegas, oportunizando aos alunos demonstrarem a compreensão da língua, além de divulgar o curso, que visa promover a inclusão social dos surdos-mudos e capacitar os funcionários da AL/MS para esta inclusão.
Os alunos interpretaram duas músicas na linguagem de sinais e, com a ajuda de um tradutor, apresentaram três peças teatrais, sendo uma religiosa e duas infantis.
O Deputado Sergio Assis, presente na apresentação, é o autor do Projeto de Lei que propôs a veiculação da Programação da TV Assembléia em LIBRAS. No encerramento da apresentação, ele agradeceu a Mesa Diretora e a Escola do Legislativo pela iniciativa do curso e ao professor Samuel. “O projeto é apenas uma sementinha, pois a AL/MS é do povo, portanto todos devem ser incluídos no trabalho da Casa”, destacou o Deputado.
A professora Maria das Dores Rezende, Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, agradeceu a presença do Deputado, ao professor Samuel e aos alunos do curso, parabenizando a todos pela dedicação e anunciando a continuidade do curso para o próximo ano, com nova turma do Curso Básico e um curso mais avançado para os alunos que concluíram a iniciação este ano.
O professor Samuel também agradeceu a Mesa Diretora, ao Deputado Sérgio Assis e à Escola do Legislativo pela oportunidade concedida aos deficientes auditivos, promovendo a inclusão.