Com o objetivo de fomentar e expandir as ações dirigidas à capacitação, desenvolvimento e valorização dos servidores de Casas Legislativas e Tribunais de Contas dos Estados, foi aberto ontem (8), às 19 horas, na AL, o VIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL).
No início dos trabalhos houve a apresentação de um vídeo institucional sobre a ABEL, no qual ficou demonstrado que a cada encontro novas metas são definidas visando ao aprimoramento das escolas, presentes em 25 unidades da Federação.
Convidados para compor a mesa o presidente da Escola do Legislativo, deputado Celestino Secco (PP), Florian Augusto Madruga, presidente da ABEL e diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro do Senado (IBL), Carla Maria Vieira Pedrozo, coordenadora da Escola do Legislativo da Casa e secretária geral da ABEL, José Alexandre Lima Gazineo, diretor-geral adjunto do Senado, e José Carlos Pacheco, vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE), representando na ocasião Gilson dos Santos, presidente da Instituição.
Gazineo, servidor do Legislativo há 10 anos e professor, afirmou sentir-se desafiado ao lecionar na escola, em função dos alunos comporem um universo diversificado e diferenciado em relação aos universitários, possuidores de metas definidas.
Em seguida, Carla Pedrozo ressaltou, emocionada, o cuidado dispendido na preparação da cerimônia para que o momento pudesse gerar reflexão, crescimento e aprendizado. Informou que a Escola do Legislativo Catarinense, terceira a ser criada no Brasil, vem cumprindo com suas competências exclusivas de planejar e executar os cursos, seminários e programas de formação e aperfeiçoamento destinados aos servidores, conforme determinado pela Constituição.
Logo após foi mostrado um vídeo com as ações da Escola no Estado, como o Programa “Conhecendo o Parlamento”, a última edição do Parlamento Jovem, na capital, que contou com a participação de 40 estudantes de segundo grau, e o Programa de Ensino a Distância, dentre outros.
Florian Madruga abriu sua fala com o soneto “Visionários”, do poeta simbolista catarinense Cruz e Souza, comparando-se, ao se referir à criação das ABELs, a um deles, pois no início, em maio de 2003, a entidade existia em quatro estados e atualmente está presente em 25. Segundo o presidente da ABEL, somente por meio da educação, da capacitação e da especialização poderemos almejar um país menos desigual e com mais oportunidades.
Já Celestino Secco citou Rui Canaro ao destacar que “a escola atual está com o prazo de validade vencido”, entretanto, salientou que em todos os encontros que manteve com representantes das Escolas do Legislativo, sempre defendeu a idéia de que é possível implantar o sonho do impossível, transformando o ato de fazer política em algo melhor para a vida das pessoas. Celestino destacou os dois novos cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola – Ciências Políticas e Gestão e Auditoria e Finanças Públicas.
Os convidados do Encontro, muitos deles vindos de outros estados brasileiros, puderam assistir ainda a um vídeo sobre Santa Catarina, suas belezas naturais, hospitalidade, assim com suas principais atrações turísticas. Também foram brindados com a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) e o coral do Tribunal de Contas do Estado. (Suzana Couto Tancredo)
fonte: Assembléia Legislativa de Santa Catarina - www.alesc.sc.gov.br