Assembléia realiza o I Seminário de Vereadores do Mato Grosso do Sul

O I Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, realizado pela Assembléia Legislativa de 2 a 4 de março deste ano, deverá contar com a participação de, pelo menos, 50% dos 723 vereadores dos 78 municípios. O evento contará com palestras de interesse geral, lançamento do manual do vereador, a eleição da nova diretoria da União dos Vereadores de Mato Grosso do Sul (UVMS) e inauguração do canal do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

De acordo com a diretora geral de Recursos Humanos e Serviços da Assembléia, Marlene Figueira da Silva, MS será o segundo Estado brasileiro a realizar o evento em parceria com o Senado Federal, ILB e Interlegis. Esse seminário é o primeiro evento voltado para o público externo coordenado pela Escola do Legislativo. A abertura será às 20h do dia 2 de março no Palácio Guaicurus, com a presença do presidente da AL, deputado Londres Machado (PL), do senador Ramez Tebet (PMDB), autoridades do Executivo, Judiciário e Legislativo.

O único palestrante de MS será o advogado André L. Borges Netto, professor universitário e advogado constitucionalista. Os demais são de outros estados e ministrarão palestras sobre intercâmbio entre as Câmaras Municipais e a  Câmara dos Deputados e o Senado Federal, Interlegis, legislação, etc. A pasta distribuída no evento conterá a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Manual do Vereador. Esse último foi feito por seis estados (MS, São Paulo, Mato Grosso, Santa  Catarina, Minas Gerais e Rondônia).

Durante o seminário, será inaugurado o canal do ILB. O canal exibirá via satélite os cursos ministrados no Senado Federal, que poderão ser feitos pelos funcionários da Assembléia e das câmaras municipais. A Escola do Legislativo vai monitorar os cursos, que terão certificados. Todo o seminário será transmitido ao vivo pela Interlegis para todo o Brasil.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro na Escola do Legislativo, no Palácio Guaicurus, Bloco 9, Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS). Ou pela internet www.al.ms.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67)389-6456 / 389-6368 / 689-6367.