A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, através da Diretoria de Saúde e Assistência Social, realiza no Plenarinho, a partir das 9h desta quinta-feira (29/05), palestra em celebração ao Dia Mundial da Luta contra Fumo, com o tema \"Tabagismo x Câncer de Boca\", ministrada pela médica Rosana Mara Giordano de Barros.
A diretora de Saúde, Fabrícia Rezende, afirmou que \"o Dia Mundial sem Tabaco é uma grande oportunidade para propor reflexões sobre o consumo do tabaco para toda a sociedade brasileira, sobretudo para profissionais de saúde e de educação, formuladores de políticas públicas e legisladores brasileiros\".
Nesta data, todos os 192 Estados Membros da OMS (Organização Mundial da Saúde) desenvolvem atividades sobre o tema escolhido e fortalecem a necessidade do controle do tabagismo em todo o mundo. \"Cada membro adapta sua campanha à realidade socioeconômica e cultural de seu país, respeitando a peculiaridade de cada povo, mas mantendo o foco central na Juventude. Nós especialmente elegemos o Tabagismo x Câncer de Boca\", afirmou a diretora.
O QUE É - O câncer de boca é uma denominação que abrange as neoplasias malignas de cavidade oral - mucosa bucal, gengivas, palato duro (céu da boca), língua, assoalho da boca e de lábio. É mais freqüente em pessoas brancas e tem maior incidência no lábio inferior do que no superior. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o fumante é também alcoólatra.
FATORES DE RISCO - Os principais fatores de risco são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas. Entre outros malefícios provocados na cavidade oral, o fumo destrói as enzimas da saliva que combatem substâncias prejudiciais. Isto torna a saliva uma mistura corrosiva de compostos químicos do tabaco na boca, facilitando o surgimento de células cancerígenas. Quem fuma 30 cigarros/dia já pode apresentar lesão pré-maligna.
Fonte: Maria Helena Brancher - Assessoria de Comunicação AL/MS