A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (AL/MS) realiza nos dias 26 e 27 de março a 5ª Edição do Seminário de Vereadores do MS. O evento, que consta no calendário oficial da AL/MS, está sob a coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e já tem presenças ilustres confirmadas.
A programação está diversificada, discutindo temas relevantes para o vereador, como o que será enfocado pelo palestrante James Raymundo Menezes de Carvalho, servidor do Interlegis/Senado Federal, que fará a palestra de abertura do evento, “Atender com Qualidade”, evidenciando a necessidade de um trabalho diferenciado no atendimento ao público praticado nas Câmaras Municipais.
Ainda na tarde do dia 26, o ex-diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Natal (RN), Giovani Araújo de Carvalho, cientista político, pós-graduado em Políticas Públicas, enfoca “O Papel do Vereador”. Em seguida, o consultor do Senado federal, Gustavo Ponce de Leon S. Logo, falará sobre “Autonomia dos Municípios na Reforma Constitucional”, ambos os temas de evidente interesse do público alvo do evento.
Na sexta-feira (27), já está confirmada a presença do Professor Celestino Secco (UFSC), deputado por quatro mandatos no Estado de Santa Catarina e ex-diretor da Escola do Legislativo daquele Estado. O ex-deputado catarinense falará sobre “Ética na Política”.
A programação deste dia também contará com a participação do Deputado sul-matogrossense Pedro Kemp (PT), que irá refletir sobre “A contribuição da Assembléia para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul”.
Na programação do Seminário haverá uma participação do SEBRAE e da Escola do Legislativo. Esta última apresentará um painel diversificado com os temas: as funções da escola, a voz e o profissional, cerimonial e a pesquisa do perfil dos vereadores no Estado.
Este ano, a Escola propõe um encerramento com uma mesa de vereadores de diversos municípios que irão apresentar projetos viabilizados que deram certo e estão fazendo a diferença nas suas cidades. A Escola abriu inscrição a todos as Câmaras Municipais, que deverão enviar os projetos de interesse. Estes projetos que serão analisados e selecionados por uma comissão para participação nesta última mesa. Todos os presidentes de Câmaras receberam ofício com a solicitação.
Segundo a diretora da escola, Drª Marlene Figueira da Silva, o evento promete reunir um público considerável. “A Escola do Legislativo quer, com isso, cumprir a sua função de contribuir para o aperfeiçoamento de nossos legisladores”, disse a diretora.
As inscrições já estão abertas para participação de vereadores, assessores, servidores legislativos e acadêmicos. Informações: Escola do Legislativo – fone (67) 3389 6261.
Fonte: Maria Matos - Redação da Escola do Legislativo