Aula inaugural reúne 6 mil alunos

Democratização do ensino, facilidades em caso de transferências do aluno, educação de qualidade em qualquer parte do país ou do mundo em que houver a possibilidade de conectar um computador à internet. Essas foram algumas das qualidades do ensino a distância destacadas nos discursos dos convidados presentes à teleconferência que marcou o início das atividades letivas do semestre na UnisulVirtual.

O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) falou da velocidade que as novas tecnologias estão promovendo na vida das pessoas, ressaltando o curso de Administração Legislativa, implantado pela Unisul em convênio com o Senado Federal que abriu sua primeira turma neste semestre.

Já no terceiro semestre, o convênio mantido com o Exército Brasileiro possibilita que militares e seus familiares, constantemente transferidos, ou em missões em lugares em que não há escolas presenciais, possam continuar e aprimorar seus estudos. O general João Tranquillo Beraldo, diretor de assuntos culturais do Departamento de Ensino e Pesquisa do Exército, ressaltou os resultados positivos já obtidos.

Hélio Chaves Filho, diretor do Departamento de Políticas em Educação a Distância do MEC, considerou a educação a distância um caminho para o Poder Público cumprir mais rapidamente o dever constitucional de promover uma democratização da educação, levando o ensino especialmente ao interior do país, onde a educação presencial ainda não chegou, e a determinados grupos como o de adultos já inseridos no mercado de trabalho e que não dispõem de tempo para freqüentarem um curso presencial.

O representante do MEC elogiou a qualidade dos cursos a distância mantidos pela UnisulVirtual ao afirmar que as novas tecnologias, como a internet, incorporadas ao ensino a distância, derrubaram antigos preconceitos de que essa modalidade de ensino não permite um bom aprendizado. Pelo contrário, ressaltou Chaves Filho.

A aula inaugural, sábado, dia 27, reuniu alunos e calouros dos 15 cursos de graduação e mais quatro de pós-graduação a distância da UnisulVirtual, que formam uma comunidade de cerca de 6 mil pessoas, distribuídas geograficamente por praticamente todos os estados do Brasil e mesmo além fronteiras – entre os calouros, há um estudante na África e outro na Espanha.

Transmitida por TV digital para 15 capitais do país, onde se concentraram muitos dos alunos, a aula inaugural também pode ser acompanhada pela internet.

Entre os convidados presentes, recepcionados pelo reitor Gerson Joner da Silveira e pelo diretor da UnisulVirtual, João Vianney, estavam Solange Rech (ex-aluno), Júlio Wiggers (diretor geral Secretaria Estadual de Educação), Adélcio Machado (presidente do Conselho Estadual de Educação), senador Neuto de Conto, general João Tranquillo Beraldo, e Hélio Chaves Filho (diretor do Departamento de Políticas em Educação a Distância do MEC).

Em Campo Grande foi muito pretigiada a aula inaugural com a presença de vários alunos de diversos cursos de Ensino a Distância no Colégio Militar.