Canal ILB oferecerá cursos para funcionários da Assembléia e câmaras municipais

O presidente da Assembléia, deputado estadual Londres Machado (PL), inaugurou, hoje pela manhã, o canal do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). A solenidade teve a participação de vereadores, deputados e do diretor-executivo do ILB e presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativa (Abel), Florian Madruga. Com a inauguração, a Escola do Legislativa da AL/MS passa a contar com mais uma ferramenta para oferecer cursos de qualificação e capacitação profissional para os funcionários da Casa e das 78 câmaras municipais de Mato Grosso do Sul.

MS é o segundo Estado do País a contar com imagens do Canal do ILB. O primeiro foi São Paulo. A meta, de acordo com Madruga, é levar o Canal ILB para as 26 assembléias estaduais e 3 mil câmaras municipais em cinco anos. Mas o programa começa a ser implantado, primeiro, nos legislativos estaduais e depois nos municipais das capitais. \"O ILB é um canal educativo e cultural do Senado Federal, implantado pelo senador José Sarney\", afirmou Madruga.

Ele destacou que os cursos serão transmitidos de segunda à sexta-feira das 9h às 19h. Os funcionários da AL poderão participar de cursos presenciais e a distância, seminários e palestras com especialistas, programas culturais e informativos. O Canal ILB também poderá retransmitir, para todo o País, os programas produzidos pela TV Assembléia. \"Podemos mostrar os programas educativos e aqueles que mostram as riquezas, tradições e costumes de Mato Grosso do Sul\", ressaltou Florian Madruga.

NOVOS TEMPOS

Londres Machado recebeu a programação dos cursos do Canal ILB para 2005. \"Estamos buscando as ferramentas necessárias para enfrentar os tempos modernos\", afirmou o presidente. Ele disse que só será grande quem buscar conhecimentos. Machado destacou que o Canal ILB será a chance dos servidores, que não tiveram oportunidade de se aperfeiçoar na vida.

O presidente da AL lembrou dos investimentos feitos para aperfeiçoar os profissionais da Casa. Citou a implantação da Escola do Legislativo, dirigido por Marlene Figueira, e do Interlegis. \"Podemos aperfeiçoar ainda mais\", afirmou, ao lembrar que já existe a Universidade do Legislativo. Além dos funcionários da Assembléia, o Canal ILB estará a disposição dos assessores dos 723 vereadores sul-mato-grossenses.

A Escola do Legislativo terá sede própria, anunciou Londres, após ser informado da obra pelo terceiro-secretário, Paulo Corrêa (PL). A solenidade no plenarinho teve a presença do primeiro e do segundo vice-presidentes, respectivamente, Roberto Orro (PDT) e Semy Ferraz (PT).

SEMINÁRIO

O I Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul começou ontem à noite e termina amanhã. Dos 723 vereadores do Estado, 707 se inscreveram, segundo Londres Machado. No total são 822 inscritos no Seminário, que é coordenado pela Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Senado Federal e intermédio do Programa Interlegis e Instituto Legislativo Brasileiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ALMS