Solenidade na Assembléia Legislativa prestou homenagem especial para 11 deputados estaduais, que estão encerrando os mandatos neste ano. Dois, Dagoberto Nogueira Filho (PDT) e Waldir Neves (PSDB), foram eleitos para a Câmara dos Deputados, e Roberto Orro (PDT), não disputou a reeleição.
Falando em nome do presidente da Assembléia, Londres Machado (PL), Orro afirmou que cumpre o quinto mandato e irá buscar outra atividade em 2007. \"A gente não pode parar\", destacou. Ele agradeceu aos funcionários e aos deputados, com os quais fez uma amizade muito sincera, muito fraterna e muito solidária.
Primeiro vice-presidente, Orro externou sentimentos de Natal muito feliz, com muita saúde e abençoado por Deus para todos. Também fez votos de um ano cheio de prosperidade, muita saúde e que Deus abençoe a todos. O pedetista elogiou ainda a Cantata de Natal e o Coral dos Servidores da Assembléia Legislativa. Disse que eles têm condições de gravar um disco e fazer muito sucesso.
Emocionado, o deputado Waldir Neves (PSDB) disse que será difícil deixar a Casa. \"São muitos anos de convívio e a gente cria um vínculo de amizade com os colegas e funcionários da Casa. Prá mim este momento de transição está sendo muito dífícil\", disse Neves ao se referir à mudança para Brasília, onde ocupará vaga na Câmara dos Deputados.
HOMENAGENS - Durante a homenagem, num telão, foi destacado as principais ações dos deputados e deputadas que deixam o legislativo em 2007.
A deputada estadual Bela Barros (PDT) fez homenagem pelo centenário do Rotary Internacional e foi relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas da mortalidade e desnutrição infantil indígena. Ela ainda preside a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio.
Cumprindo o terceiro mandato como deputada estadual, Celina Jallad (PMDB) teve atuação voltada para a área social e para aumentar a participação feminina na política. Foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e a primeira mulher a ocupar a vice-presidência da Assembléia e a ser líder do PMDB.
Cumprindo o primeiro mandato, o deputado Dagoberto Nogueira Filho propôs a alteração na Lei 328, de 1982, que proibe a instalação das usinas de álcool e açúcar instaladas na Bacia do Alto Paraguai (BAP). Também apresentou o projeto criando o ICMS Empreendedor, que tem o objetivo de incentivar e atrair novas empresas para Mato Grosso do Sul.
Durante o seu mandato, o deputado Humberto Teixeira (PDT) não mediu esforços para acabar com o tabagismo no ambiente escolar, sendo o autor do projeto que proíbe o fumo nas escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. Outra lei é a que obriga a notificação dos casos de violência contra mulheres e crianças.
Pastor Barbosa (PMDB) apresentou os projetos que criou o Serviço Voluntário de Capelania nos estabelecimentos penais e nas unidades hospitalares de Mato Grosso do Sul. Esta medida permite a assistência aos internos das unidades prisionais e aos enfermos, dando-lhes mais dignidade.
O deputado Raul Freixes (PTB) recebeu certificado nacional por atuação regional em defesa da qualidade de vida da população sul-mato-grossense. Ele ainda apresentou a lei que instituiu a política do couro bovino, permitindo o pagamento de um preço mais justo aos produtores rurais.
Já o deputado estadual Semy Ferraz (PT) coordenou o Fórum de Defesa do Consumidor e lutou contra o aumento abusivo da tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. Propôs várias CPIs, como a da Telefonia e da Enersul. É autor da lei que institui a política estadual de cooperativismo, que cria instrumentos para incentivar a atividade de cooperativas no Estado. Outra lei obriga a disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor pelos estabelecimentos comerciais.
Católico praticante e presidente regional do PSB, o deputado Sérgio Assis instituiu as missas mensais no plenarinho do Palácio Guaicurus, sede do legislativo estadual. O parlamentar teve atuação em defesa das causas sociais, da inclusão social e da melhoria de vida da população. Ainda instituiu os cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela Escola do Legislativo.
Sempre atuando nas áreas complexas de educação e segurança pública, o deputado Valdenir Machado
Presidente regional do PSDB e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, Waldir Neves
Roberto Orro começou a atividade política quando foi eleito vereador em 1966. Ele foi secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, líder do Governo de Wilson Barbosa Martins(PMDB) em 1982 e presidente da Assembléia Legislativa. Atualmente, Orro integra a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e é o primeiro vice-presidente do legislativo estadual. (PRTB) promoveu várias audiências públicas e debates sobre o tema. Chegou a discutir a situação dos presídios do Estado, antes mesmo das rebeliões ocorridas em maio deste ano. instiuiu o Seminário Internacional de Direito, Águas e Energia de Mato Grosso do Sul, realizado anualmente pelo legislativo estadual. Ele é autor da lei que prevê a cassação do cadastro do contribuinte que adulterar combustíveis.