Capacitação aborda sistemas internos e segurança na rede

Sistemas internos e segurança na rede foram temas abordados, nesta segunda-feira (8), durante o ciclo de palestras do Projeto Segunda Legal, promovido pela Escola do Legislativo Ramez Tebet.

O gerente de Informática da Casa de Leis, Paulo Roberto Zandoná, ressaltou ser necessário que os servidores conheçam as ferramentas disponibilizadas para auxiliar no trabalho do dia a dia.

Como exemplos, Zandoná citou o uso do e-mail institucional, regulamentado por ato da Mesa Diretora em março, da organização do fluxo de informações por meio de protocolos eletrônicos, do controle de recepção para visitantes e do acesso a rede de internet sem fio.

Trabalho conjunto – Em complemento, o técnico de informática Ênio Buzanelli reforçou diretrizes de segurança necessárias para que os sistemas da Assembleia Legislativa se mantenham protegidos contra as mais de seis mil tentativas de invasão diárias.

“A segurança da Casa vai muito além do que você usar o computador”, destacou Buzanelli, relembrando itens básicos como verificar origem de e-mails, manter o antivírus atualizado, realizar cópias de segurança dos dados periodicamente e comunicar qualquer inconsistência de sistema à Gerência de Informática.

Para o gerente da Escola do Legislativo, Ben-Hur Ferreira, a ideia de capacitar os profissionais consiste em dotá-los “de todos os mecanismos que temos disponíveis para garantir a agilidade e transparência no trabalho da Assembleia Legislativa”.