Terminou nesta quinta-feira (10), em Florianópolis, o ciclo de debates do VIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), onde foram abordados temas sobre ensino a distância, atividades desenvolvidas pelo Instituto de Contas de Santa Catarina, planejamento estratégico e, finalizando, com a Assembléia Geral da ABEL. Amanhã (11), o encontro prossegue com a programação cultural.
A primeira palestra de hoje foi do professor João Vianey, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), apresentando o curso de graduação a distância de “Tecnólogo em Administração Legislativa”, que deverá iniciar em fevereiro de 2007. O curso será implementado em parceria com o Senado, por intermédio da Universidade do Legislativo e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Segundo o professor, poderão participar servidores do Poder Legislativo
nas esferas federal, estadual e municipal, bem como cidadãos interessados na
aquisição de conhecimentos relativos à administração legislativa. O requisito para o ingresso no curso será a apresentação do diploma de ensino médio. Em
seguida, falou o diretor executivo do Instituto de Contas (ICON) do Tribunal de
Contas de Santa Catarina (TCE), Carlos Tramontin, abordando a “Missão e as
Atividades do Instituto de Contas”. Tramontin disse que o ICON tem a finalidade de viabilizar o aperfeiçoamento intelectual e disseminar o conhecimento, no entanto, ressalta que promover o relacionamento institucional é um dos principais papéis do órgão. “Integração entre os Poderes é fundamental. Os Tribunais de Contas e a União também precisam trabalhar nesse sentido, além disso existe uma preocupação no TCE/SC em melhorar a percepção social junto à população. É fundamental mostrar para a sociedade que a instituição também é de orientação e não apenas de punição”.
O diretor superintendente da ABEL, Nilson da Silva Rebello, palestrou sobre o tema “Planejamento Estratégico”. Para ele, nesse processo de planejamento é de suma importância que os dois primeiros níveis de decisão estejam harmônicos, com um pensamento único e atitudes pró-ativas, porque o maior trabalho a ser desenvolvido é o de prever antecipadamente situações que irão requerer gerenciamento e operacionalização nos diversos setores da estrutura.
Ele acredita ainda que será um trabalho no qual existirão conflitos de opinião técnica, que provocarão a constante necessidade de aprimoramento dos agentes envolvidos, que demandarão uma atenção e registro sistemático dos acontecimentos internos e externos, para eventuais mudanças de rumo, bem como demandará um intenso e conjunto envolvimento das pessoas. “Com a implantação do plano estratégico, poderemos ter o orçamento como um real elo entre o planejamento e as funções executivas da organização”.
O VIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL) é
organizado pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina, por
intermédio da Escola do Legislativo, da Associação Brasileira das Escolas do
Legislativo (ABEL) e tem o apoio do BESC, Florianópolis Conventions Visitors Bureau, Santur – órgão oficial de Turismo de SC e da Associação dos Funcionários da Alesc (Afalesc). No fim da tarde houve duas reuniões: dos coordenadores pedagógicos e da administrativa da ABEL.
Fonte: Escola do Legislativo de Santa Catarina (Marcos Aurélio Gungel/Denise Arruda Bortolon)