\"O aprendiz é um adolescente passando por várias transformações físicas e comportamentais. Portanto precisa do apoio de todos nos diferentes papéis que está assumindo na sociedade\". A afirmação é da Coordenadora Regional do CIEE - Centro de Integração Empresa e Escola, Edna Contelli, que ministrou palestra sobre o programa de aprendizagem \"Aprendiz Legal\", na manhã desta quinta-feira, dia 04 de setembro, aos jovens deputados estudantes na sessão mensal do Parlamento Jovem, no Plenarinho da Assembléia Legislativa/MS.
O CIEE é uma instituição filantrópica, não-governamental, sem fins lucrativos e de assistência social, com mais de quatro décadas de atuação direcionada ao desenvolvimento de programas de estágio e à preparação da juventude para o mercado de trabalho e à sua inclusão social.
LEI DE APRENDIZAGEM - A partir do conceito de cidadania multicultural, o programa desenvolvido pelo CIEE, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e apoiado na Lei da Aprendizagem nº10. 097/2000, \"estimula o debate, a produção crítica e a reflexão sobre identidades juvenis, profissionalização, trabalho, protagonismo e empreendedorismo\". A Coordenadora do CIEE enfatizou ainda, que \"para os jovens, é uma chance de inserção no mundo do trabalho. Para as empresas uma oportunidade de formar profissionais, aproveitar talentos e estar em sintonia com a Lei da Aprendizagem\".
Durante a palestra foi apresentado vídeo com histórico da ONG, que atua hoje com esse programa em 26 estados, abrangendo156 cidade brasileiras, 1308 empresas parceiras (públicas e privadas), participando do projeto 4.600 jovens, destes 1876 aprendizes só do Estado de São Paulo. Segundo Edna, \"cada vez mais empresas estão apostando nos programas de estágio. Além de benefícios econômicos - como isenção de multa rescisória e pagamento de somente 2% de FGTS -, são reconhecidas como \"empresas cidadãs\", que contribuem para minimizar o desemprego no país\". Em Campo Grande(MS), 500 empresas já são parceiras do CIEE.
Estiveram presentes ao evento os seguintes deputados estudantes, que assumiram o compromisso de divulgar essa oportunidade de estágio aos demais estudantes: Leandro de Souza (Escola Demósthenes Martins), Eric Amorim (E.Neider Sueli), Jennifer Guimarães (E Teotônio Vilela) Bárbara Borges (E. Rui Barbosa) e Mayara Miranda (E.Hércules Maymone). Maiores informações pelo telefone 3382 3533, ou pelo site www.ciee.org.br
Fonte Maria Helena Brancher - Assessoria de Comunicação Social AL/MS