No próximo dia 19 de julho, a cidade de Campo Grande será palco de uma mobilização inédita de combate à violência contra a mulher. A Ação Cidadania acontecerá no Estádio Jacques da Luz, no Bairro Moreninha, das 8h às 17h, e integra o movimento permanente Todos Por Elas, idealizado pelo Poder Judiciário, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e Governo do Estado.
Com a participação dos Poderes Públicos, Sistema Fiems e TV Morena, o evento vai reunir aproximadamente 90 serviços gratuitos de acolhimento, orientação e cidadania para mulheres em situação de vulnerabilidade e seus filhos. A população terá acesso a uma ampla rede de atendimentos, como: delegacia móvel, emissão de carteira de identidade e outros documentos pessoais, suporte jurídico gratuito, orientação social e psicológica e encaminhamentos para programas de proteção, saúde e educação e atendimentos da assistência social.
“A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul se engajou de forma institucional e efetiva nesse pacto coletivo pelo fim da violência doméstica. Estamos ao lado do Judiciário, do Executivo, de universidades, escolas, empresas e organizações sociais, todos reunidos por um objetivo comum: salvar vidas”, destacou o presidente do Parlamento Estadual, deputado Gerson Claro (PP).
A ALEMS, por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, estará presente com um estande voltado à informação e conscientização, oferecendo cartilhas explicativas sobre as principais leis de proteção às mulheres e seus filhos. Entre as ações de destaque, haverá uma sala de cinema especialmente montada para a exibição de um vídeo educativo que aborda, de forma clara e sensível, temas como o ciclo da violência doméstica, os mecanismos de proteção disponíveis e os canais oficiais para denúncias.
“Todos Por Elas nasceu da convicção de que só com união e compromisso será possível romper ciclos de violência. Mais do que uma ação pontual, se trata de um movimento permanente de mobilização, educação e acolhimento. Cada mulher que passar pela estrutura da Assembleia Legislativa sairá mais informada, fortalecida e amparada para recomeçar. Participem, compartilhem e apoiem essa causa”, destacou a deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo.