ComunicALEMS: Escola do Legislativo promove nova capacitação a servidores

A semana na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) iniciou com mais uma capacitação aos servidores, realizada pela Escola do Legislativo Ramez Tebet, nesta segunda-feira (14), no Plenário Júlio Maia. Secretário, diretores e coordenadores dos setores da Comunicação Institucional, Cerimonial e Segurança da Casa de Leis orientaram colaboradores de diversos setores e gabinetes para o início do novo semestre.

Diretor da Escola do Legislativo fez a abertura

A abertura foi feita pelo diretor da Escola do Legislativo, Thiago Gonçalves, que enfatizou que o encontro é para facilitar o trabalho do dia a dia. “Nosso papel é trazer uma capacitação para colaborar com a qualidade de vida, pois somos uma grande família ao pensar que convivemos mais aqui do que com as pessoas em casa. Então, para manter um ambiente confortável, queremos o trabalho sério e eficaz, fazer o que precisa ser feito para entregar o melhor para a sociedade sul-mato-grossense”, destacou o diretor.

Secretário de Comunicação enfatizou o institucional

Para iniciar as informações, o secretário de Comunicação Institucional, Luciano Rodrigues Lima, enfatizou o trabalho dos jornalistas, fotógrafos e técnicos que atendem os 24 deputados estaduais. “Quero enaltecer o sentido da nossa comunicação, que é, de fato, institucional. Isso quer dizer que não é exclusiva de cada deputado e nós temos que atender a todos, no sentido de não privilegiar nem um ou outro. Esse é um encontro para que possamos alinhar os setores e tirar dúvidas, para que deixemos claro que é a Casa que será cada vez mais evidenciada”, explicou o secretário, exemplificando com as campanhas voltadas para as audiências públicas, com grande participação popular, realizadas por diversos parlamentares.

"Somos a 3ª melhor Comunicação Institucional entre Assembleias",

disse Fabiana Silvestre

Nesse sentido, a gerente de Site e Mídias Sociais, Fabiana Silvestre, explicou o papel da Agência de Notícias e da equipe de Mídias Sociais na cobertura dos eventos. “Toda a atuação parlamentar de apresentação de projetos, defesa de causas na tribuna com debates em sessões ordinárias, que não enfatizem somente a atuação político-partidária, nós iremos cobrir, porque esse é um canal institucional”, ponderou. Ela detalhou que isso rendeu à ALEMS o título de 3ª melhor Comunicação Institucional do país, entre as Assembleias Legislativas, segundo levantamento do Transparência Internacional Brasil.  Foram repassadas pela gerente os tipos de conteúdos que são divulgados, os acessos ao banco de imagensManual da Marcaprojetos especiaislivros digitais e redes alimentadas pela equipe: FacebookInstagram ALEMS, Twitter ALEMSFlickr ALEMSPodcast Falando da CasaNewsletter Ação ALEMS e este Site Oficial.

Karine Cortez relembrou que a Rádio chega aonde

nem sequer tem internet

A amplitude de alcance e transparência do trabalho parlamentar, também foi demonstrado na fala da coordenadora da Rádio ALEMS, Karine Cortez, que explicou que os materiais produzidos chegam aos 79 municípios do Estado, por meio das parcerias com as rádios locais. “Estamos à disposição dos parlamentares e somos multiplicadores do que eles fazem, pois chegamos àquele assentamento onde sequer internet tem, mas o ouvinte sabe o que o deputado está fazendo, através dos nossos boletins diários que enviamos. Há programas de dez minutos que são reproduzidos na íntegra, dando a oportunidade do cidadão conhecer a fundo seu deputado. Nosso conteúdo está disponível para download e retransmissão gratuitos”, relembrou.

Alessandro Perin informou sobre

o novo canal aberto da TV ALEMS

Com o projeto de TV e Rádio abertas, com a instalação de uma nova antena de transmissão, o alcance será ainda maior. Segundo o coordenador da TV ALEMS, Alessandro Perin, o canal aberto será o 5.2 e inicialmente passará em Campo Grande e região. “Com apoio do Governo do Federal, até o fim do ano chegaremos a 33 municípios em sinal aberto. Hoje são 17 programas produzidos e diversas parcerias com outros órgãos como Ministério Público, Polícia Civil, Senado Federal e Câmara Federal para completar a grade. Damos transparência ao que é realizado e aos gabinetes damos o suporte para o que vocês precisarem, quanto aos eventos realizados na Casa de Leis”, disse Perin. Hoje a TV ALEMS pode ser assistida no Canal 9 da NET Claro e YouTube Oficial da Casa de Leis, onde o público já encontra os programas nas playlists, assim como recortes específicos de vídeos de cada deputado.