Curso de Taquigrafia tem nova turma

Implantado em 2004 pela Escola do Legislativo do MS (EL/MS), o curso de Taquigrafia formou sua primeira turma no final do primeiro semestre do ano de 2005. Em 2007, a Escola volta a implantar nova turma atendendo às solicitações dos servidores e da comunidade em geral. A sala possui alunos funcionários da Assembléia Legislativa do MS (AL/MS) e também do Poder Judiciário, como Itamar Soares de Arruda, que é Revisor Gramatical do Tribunal de Justiça do MS. Itamar procurou o curso para se preparar para um concurso da Câmara Federal. “O curso está sendo fundamental para mim”, diz o aluno. “Não tinha noção de como me preparar, até encontrar a oportunidade oferecida pela EL/MS”. Segundo ele, “o curso não é fácil, pois é como ser alfabetizado novamente, mas a excelente metodologia aliada ao meu interesse, fazem com que eu aprenda mais rapidamente”, finaliza o aluno.

A taquigrafia, que é a arte de escrever por sinais com a mesma rapidez com que se fala, ainda é muito utilizada em todas as esferas do Poder Legislativo, bem como em algumas empresas do setor privado. Segundo o professor João Jacinto Neves Neto, instrutor do curso, “apesar da tecnologia apresentada hoje pelo recurso dos gravadores digitais, a taquigrafia prescreve de modernidade e é útil para a vida, para o dia-a-dia de qualquer pessoa, como para anotar dados de um curso, um congresso, uma aula, ou outras situações onde necessitemos de fazer anotações rápidas”, esclarece.

O professor João utiliza uma metodologia essencialmente prática, onde no primeiro dia de aula o aluno já começa a escrever algumas palavras. “A taquigrafia possui metodologias diversas, mas eu utilizo o método de Samuel Taylor, considerado o Pai da Taquigrafia Moderna, onde ensino a parte teórica e utilizo imediatamente exercícios práticos correspondentes àquilo que foi dado na aula”, esclarece o professor.

O servidor José Oliveira dos Santos, que é lotado na Diretoria de Segurança e Informação da AL/MS, procurou o curso como uma oportunidade de crescimento dentro da Casa. “Todos deveriam aproveitar os cursos oferecidas pela Escola. A taquigrafia pode ser o caminho que me abrirá portas dentro da Casa, além da aquisição do conhecimento, que é benéfico a qualquer pessoa”, diz José. “Foi difícil no início, mas o método facilitou a compreensão e, a cada dia, o curso foi ficando mais interessante e estou contente com a oportunidade”, finaliza o segurança.

O curso de Taquigrafia iniciou em março deste ano e as aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h30, na Sala de Aula da Escola do Legislativo do MS.

Maria Matos
Redação da Escola do Legislativo