Da gestão de pessoas à gestão de sonhos: Marlene Figueira revela sua voz de escritora
Conforme a autora, embora os personagens sejam fictícios, a narrativa nasce de uma história real

Na manhã desta terça-feira (19), o saguão do piso superior do Parlamento Estadual se tornou palco de emoção e esperança com o lançamento do livro “Até o último dia... deixa eu viver do meu jeito! Assim é que sou feliz”, publicado pela Life Editora e escrito por Marlene Figueira da Silva, secretária de Gestão de Pessoas e presidente de honra da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

Embora os personagens sejam fictícios, a narrativa nasce de uma história real e pulsa como testemunho de superação e fé, conduzindo o leitor por páginas que inspiram e confortam.

A obra de 118 páginas revela a trajetória de Isaac, nordestino que conheceu a pobreza e as ruas como andarilho, mas que, sustentado pela fé e pela irreverência, conquistou dignidade e felicidade. “É um personagem guerreiro e com uma característica muito forte: a fé. Ele viveu pouco tempo, mas do jeito dele. Sempre muito irreverente, também conseguiu realizar seu maior sonho, que era constituir uma família”, destacou Marlene, emocionada.

Para a secretária, a publicação carrega a força do testemunho e o valor da esperança. “Com a chancela da Life, a obra ganha ainda mais relevância e credibilidade, eternizando uma história que toca, inspira e transforma”, complementou.

Vozes que reconhecem o legado

Representando os 24 parlamentares da Casa, o deputado Junior Mochi (MDB) trouxe à memória o conhecido ditado: “a gente só se realiza na vida depois que planta uma árvore, tem um filho e escreve um livro”.

Ele acrescentou: “Há dois tipos de seres humanos: os contempladores dos fatos e os construtores da história. Os construtores da história protagonizam sua vida, e assim é a doutora Marlene, que tem o respeito de todos os funcionários da Casa. Ela sempre age com discrição e lealdade e hoje nos brinda com seu lado escritora. A senhora construiu tanto e hoje é referência na área de recursos humanos. Também é aquela que transforma o Coral da ALEMS num grande instrumento. Seu papel na Escola do Legislativo, então, é muito importante.”

A amiga de longa data, Cacilda da Silva Serafim, compartilhou a alegria de presenciar o momento: “É um prazer participar desse instante da vida dela. Nos tempos atuais, temos a necessidade de que as pessoas escrevam, proporcionando um alento para a alma e o coração. Convivemos juntas muito tempo, principalmente no coral.”

Já Samuel Figueira, filho da escritora, lembrou a paixão da mãe pelas palavras: “Além de muito estudiosa, sempre gostou de escrever, então para mim não causou surpresa quando ela começou a escrever livros, no entanto, mais técnicos. É a primeira vez que ela mergulha nesse estilo e é bacana porque eu vivenciei parte dela.”

Participaram do evento os deputados Paulo Duarte (PSB), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Mara Caseiro (PSDB), Lidio Lopes (sem partido), Pedro Kemp (PT)

O maestro Nillo Cunha, regente do Coral da ALEMS, e violinista Luís Fernando, também integrante do grupo, se encarregaram da parte musical. 

Onde encontrar a obra

O livro “Até o último dia... deixa eu viver do meu jeito! Assim é que sou feliz”, publicado pela Life Editora, está disponível para aquisição pelo Instagram @lifeeditora.