Deputada Estudante diz que projeto foi sugestão do pai

Cidadania é assunto de casa para a estudante do segundo ano Flávia Ferreira, de 15 anos, que é deputada estudante do Parlamento Jovem. Por sugestão do pai, Marco Antônio, que trabalha em uma Unei (Unidade Educacional de Internação) de Campo Grande, Flávia apresentou projeto de lei que visa implantar o Programa de Recuperação com Ocupação Profissional e Educacional de Menores Infratores em Mato Grosso do Sul. O termo “menores” foi posteriormente substituído por Crianças e Adolescentes.

“Estava conversando com o meu pai e ele comentou da situação das crianças e adolescentes de lá. Disso surgiu a idéia e aprimoramos o projeto em parceria com o deputado Pedro Teruel”, explica Flávia. O parlamentar apadrinhou a proposta, que será submetida à votação no Parlamento Jovem e, se aprovada, será apresentada à apreciação dos deputados estaduais.

“A recuperação das crianças e adolescentes infratores é importante para evitar sua reinserção no crime. O programa que estamos propondo tem finalidade educativa e produtiva, visto que um dos maiores problemas enfrentados é a ociosidade, que muito contribui para o cometimento de infrações”, afirma a autora na justificativa do projeto.

Flávia diz que sempre conversa com a família sobre o mandato parlamentar e já está formulando outras propostas. “Tenho outras idéias em diversas áreas, como a saúde, que vou apresentar em breve”, diz.

A deputada estuda na Escola Estadual Padre Mário Blandino, onde foi realizada audiência pública nesta segunda-feira (07/04). As sugestões dos colegas estudantes contribuíram para aperfeiçoar o projeto inicial.


Fonte: Fabiana Silvestre
Foto: Giuliano Lopes