Deputados estudantes apresentam projetos em Plenário

O Parlamento Jovem Sul-mato-grossense intensifica suas ações neste segundo semestre, com os jovens deputados apresentando suas idéias na criação de projetos com temáticas diversas e importantes. Projetos de Lei e de Resolução estão sendo lidos em Plenário, abraçados pelos “deputados padrinhos”, que é como vêm sendo chamados os parlamentares da Casa que adotam os projetos dos deputados estudantes e os apresentam para discussão e aprovação nas sessões da Assembleia.

 

Vários projetos já passaram por esses trâmites. O primeiro foi do deputado estudante Flavio Pícolli, presidente do Parlamento Jovem. Apresentado pelo deputado Coronel Ivan na sessão do dia 09 de junho, o projeto tornou-se a Lei 3944, alterando o Art. 4.º e acrescentando dispositivos à Lei 3540/2008, instituindo a Semana de Conscientização e Incentivo à Preservação do Patrimônio Público Escolar. Na sua essência, a lei visa incentivar esta preservação, conscientizando e evitando o vandalismo que dilapida os patrimônios públicos escolares.

O deputado Coronel Ivan também “apadrinhou” o projeto da deputada estudante Natálya Quintana, que visa implantar um sistema de controle de frequência eletrônico nas dependências escolares. Utilizando-se de cartão magnético e leitura digital, este sistema inovador permitirá um rápido controle de frequência dos alunos, além da segurança e tranquilidade aos diretores e pais. O projeto foi lido na sessão do dia 10 de agosto e está tramitando pelas Comissões da Casa.

Nesta semana mais dois projetos foram lidos em Plenário e iniciam os trâmites legais. Na terça-feira, dia 14 de setembro, o deputado Coronel Ivan apresentou o Projeto de Lei “Horta nas Escolas”, idealizado pelo deputado estudante Bérgson Alberto. O projeto visa incentivar a implantação de hortas comunitárias nas escolas e a conseqüente utilização desses alimentos orgânicos na merenda escolar.

O segundo projeto foi lido na sessão do dia 15 de setembro pelo deputado Junior Mochi. A ideia da deputada estudante Marcela Vieira foi transformada em Projeto de Resolução. O projeto cria, no âmbito do Parlamento Jovem, o Programa Poder Legislativo nas Escolas, que visa à conscientização de jovens e a formação de consciência política através da realização de palestras nas escolas, sob a responsabilidade dos jovens parlamentares e do Poder Legislativo.

A Escola do Legislativo parabeniza os jovens pela preocupação denotada em seus projetos, enfocando segmentos e necessidades importantes da sociedade - e agradece o apoio dos deputados desta Casa de Leis no incentivo e adoção das ideias dos deputados estudantes.


Fonte: Maria Matos – Redação da Escola