Os oito deputados estudantes e seus respectivos suplentes, integrantes do Programa Parlamento Jovem, foram diplomados nesta quinta-feira durante solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS).
O projeto, criado através da resolução nº 026/06 de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes. O parlamentar contou que busca resgatar a participação do jovem na política. \"A idéia é promover a consciência política, com a participação efetiva de nossos jovens para que possam ter contato estreito com as lides parlamentares e serem verdadeiros agentes da transformação em nosso país\", ressaltou.
Arroyo também disse que o programa é muito mais que uma simples experiência e que traduzirá os anseios e a esperança da juventude em ter um país melhor e maior. \"Em nosso país a atividade política quase que se tornou sinônimo de \'coisa errada\', é preciso de todas as formas reverter essa imagem\", acrescentou.
Para o presidente do TRE, o desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, a iniciativa é de vital importância para o esclarecimento e conscientização do jovem que amanhã poderá ser eleito de verdade. \"Os estudantes eleitos estão iniciando a vida com consciência e cidadania\", disse.
O deputado estudantes John Carlos Pedrozo disse que o projeto proporcionou uma visão política e fez compreender como é e como funciona o Poder Legislativo. \"Este programa só nos fez crescer como cidadão. Hoje sabemos que um deputado além de defender os direitos da população também persegue seus ideais\".
Participaram da solenidade, os deputados estaduais Antônio Carlos Arroyo (PR) e Amarildo Cruz (PT); o desembargador João Carlos Brandes Garcia; o presidente do TRE/MS, o desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo; representante da OAB/MS, Nilton Ribeiro Chaves Júnior; o tenente-coronel Mariano Rubini Neto, representando a Base Aérea;e a superintendente de políticas da Secretaria de Educação, Sheila Cristina.Os oito estudantes eleitos terão mandato de dois anos e participarão da sessão ordinária uma vez por mês, tendo direito de voz. Eles também poderão apresentar projetos e apresentar as reivindicações dos bairros. A sessão solene de posse será realizada no próximo dia 30 no plenário Julio Maia da Assembléia Legislativa.
Fonte: Karin Seben - TV/AL