Doze escolas participam da escolha do Parlamento Jovem

Estudantes de 12 escolas públicas estaduais de Campo Grande participam da eleição do Parlamento Jovem. Nesta sexta-feira, das 8h às 21h, 8.585 alunos vão votar para eleger os oito deputados (as) jovens e seus respectivos suplentes. O processo comandado pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem 42 candidatos inscritos.

O TRE cedeu 48 urnas eletrônicas e comandará a apuração e a diplomação dos deputados jovens. O resultado será divulgado na segunda-feira, a partir das 14h, na sede do órgão no Parque dos Poderes.

O Parlamento Jovem foi criado através da Resolução nº. 026/2005, de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes. Os candidatos são estudantes do primeiro e segundo anos do ensino médio. presidente do TRE, desembargador Osvaldo Rodrigues de Melo, elogiou a criação do Parlamento Jovem. \"A iniciativa é positiva e importante, porque vai estimular o jovem ao exercício do voto consciente\", afirmou. Ele disse que o programa segue os moldes do primeiro mundo, onde a conscientização política começa na escola.

O processo contará com a participação dos alunos das escolas estaduais: Arlindo de Andrade Gomes, Prof.ª Nyder Suelly Costa Vieira, Prof.ª Aracy Eudociak, Rui Barbosa, Maria Constança de Barros Machado, João Carlos Flores, Hércule Maymone, Dona Consuelo Muller, Padre Mário Blandino, Advogado Demosthenes Martins, Prof.ª Zélia Quevedo Chaves e Teotônio Vilela.

CONSCIÊNCIA - Para o Jovem

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), afirmou que o Parlamento Jovem ajuda na conscientização dos jovens. Também será oportunidade dos estudantes eleitos como deputados jovens conhecerem as funções dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.


Edivaldo Bitencourt - TV/AL