Escola do Legislativo capacita mais de 1.8 mil servidores

O Poder Legislativo, consciente da função Constitucional, oferece aos parlamentares e servidores do Poder subsídios para desenvolver programas de ensino, que objetivem a formação e qualificação de lideranças comunitárias e políticas, através da Escola do Legislativo (EL). Em agosto deste ano, a Escola completará um ano de funcionamento, e durante este tempo, mais de 1.800 servidores de todo o Estado receberam capacitação em diversas áreas através dos cursos ministrados na Capital.

De acordo com a diretora, Drª Marlene Figueira, o objetivo da escola é capacitar e formar os funcionários do legislativo, principalmente das Câmaras Municipais. O marco inicial da escola, em Mato Grosso do Sul, foi em março com a realização do \"Seminário de Vereadores\", que contou com a participação de 97% das Câmaras, renomados palestrantes, nove assessores do Senado Federal e com a presença do senador Ramez Tebet.

Visando ainda a formação dos funcionários da Assembléia, a escola oferece cursos presenciais de inglês, espanhol, informática, taquigrafia, oficina de técnica vocal e o coral. Os funcionários também contam com os cursos on line de Introdução ao Orçamento Público; Orçamento Público I e II; e Lei de Responsabilidade Fiscal. Os trabalhos realizados pela equipe da Escola do Legislativo não pára, pensando na qualificação do público externo, a unidade ofereceu os cursos de Técnica Legislativa e Processo Legislativo, que atendeu os servidores de vinte Câmaras Municipais do Estado.

A Drª Marlene informou que para o próximo semestres serão implantados novos cursos, entre eles, oficina de oratória, redação oficial, cursos na área de saúde, enfermagem, pintura em tela e Ikebana (arranjos florais). Além disto, em outubro acontecerá o \"Seminário Cultural\", ocasião em que será lançada a cartilha contendo as funções da Assembléia Legislativa, o mural de exposição, a implementação da ginástica laboral e diversas oficinas.

Para finalizar, a diretora informou que à medida que for solicitado, das Câmaras, cursos necessários para a formação dos servidores, a escola irá acrescentá-los no cronograma. \"Nós somos flexíveis, e nossa preocupação é a qualificação dos funcionários públicos que prestam serviços à sociedade. A Escola do Legislativo está em funcionamento graças à mesa diretora, ao presidente da Assembléia, o deputado Londres Machado (PL), e os todos os parlamentares, que apóiam e acreditam nos princípios da EL\", acrescentou.