Escola do Legislativo conclui curso de multiplicadores do Linux

A Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul concluiu, hoje, em parceria com a Interlegis, o Curso Básico de Linux para cerca de 40 multiplicadores de 17 municípios. As aulas, que começaram na terça-feira, foram ministradas pelo técnico do Programa Interlegis, do Senado Federal, Américo Munhoz Júnior, que veio de Brasília à Capital.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Figueira, os funcionários das Câmaras Municipais de Vereadores vão atuar como multiplicadores do Linux, software alternativo ao Windows, da Microsoft. \"O instrutor é bastante qualificado\", ressaltou a diretora. Ela anunciou que novo curso será oferecido a novos multiplicadores até o fim deste ano. A meta é levar para regiões pólos de Mato Grosso do Sul, como Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

Com o curso básico, a Escola do Legislativo preparou os funcionários dos legislativos municipais a instalar, operar e implementar aplicativos do Linux. \"O curso foi muito bom\", avaliou o assistente legislativo Fernando dos Anjos, 47 anos, da Câmara Municipal de Aquidauana, a 130 quilômetros de Campo Grande. Ele não conhecia ainda o Linux. \"O curso mostrou as inovações a a segurança do programa, que é mais eficaz e seguro\", ressaltou. Anjos pretende não se restringir como multiplicador apenas aos colegas de Aquidauana. Ele pretende divulgar o Linux aos servidores da Câmara Municipal de Anastácio.

De acordo com Marlene Figueira, o curso faz parte do esforço da Assembléia Legislativa feito no sentido de integrar os servidores dos demais poderes. \"O resultado é um melhor atendimento à população\", afirmou a diretora da Escola do Legislativo.