A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet conquistou o terceiro lugar no prestigiado Troféu Abel Digital 2025, um reconhecimento nacional às melhores práticas de comunicação e inovação no setor público. O prêmio celebra um audacioso projeto de 31 dias de conteúdo no Instagram, que uniu tecnologia e conhecimento, inspirado sob o lema “Educação Legislativa: quem compartilha, transforma!”.
A campanha consistiu em uma série de conteúdo estratégico, desenvolvida para demonstrar o impacto real da educação legislativa na vida dos cidadãos sul-mato-grossenses. Durante todo o mês de outubro, o perfil da Escola do Legislativo na plataforma social se transformou em um espaço digital de engajamento educativo, com uma linha editorial pautada em quatro pilares: educação, humanização, conexão e mobilização.
Um dos principais diferenciais do projeto foi o uso transparente e inovador da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de engajamento e personalização. A tecnologia foi utilizada para gerar materiais acessíveis, criar interação e adaptar mensagens ao perfil de cada público. No espaço digital dinâmico e transformador, a IA mostrou, na prática, como pode fortalecer a participação e a educação legislativa.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Gerson Claro (PP), comemorou a conquista e destacou o compromisso da gestão com a modernização e, principalmente, com a educação para a cidadania. “A nossa Escola do Legislativo tem sido um pilar fundamental na missão de aproximar o Parlamento do cidadão, e esta conquista é a confirmação de que estamos trilhando o caminho certo”.
Para a presidente da Escola do Legislativo, deputada Mara Caseiro (PSDB), o reconhecimento nacional coloca Mato Grosso do Sul no mapa da inovação legislativa do Brasil. “Este prêmio é um incentivo para continuarmos avançando, ousando e, sobretudo, acreditando que a educação é a ferramenta mais poderosa que temos para construir uma sociedade mais justa e combater desigualdades. Mato Grosso do Sul tem muito a comemorar hoje”, afirmou Mara.
O diretor Thiago Gonçalves ressaltou o planejamento e a dedicação dos profissionais da Escola do Legislativo. “Planejamos cada um dos 31 dias de conteúdo com um objetivo de traduzir a complexidade do universo legislativo em uma linguagem simples, digital e humana. A conquista do terceiro lugar no Troféu Abel Digital 2025 posiciona a ALEMS como uma referência nacional e reforça o nosso compromisso com a transformação social”, disse.
A cerimônia de premiação reconheceu também a Assembleia Legislativa do Paraná, que conquistou o primeiro lugar. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina ficou com a segunda posição. O troféu destinado à Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul foi entregue ao servidor Alfredo de Paula Silva, que representou a equipe da ALEMS.