Escola do Legislativo encerra ano com entrega de certificados
Com a solenidade da entrega de 43 certificados para alunos de quatro cursos, a Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul Senador Ramez Tebet encerrou o ano letivo 2007. A diretora da unidade, Marlene Figueira Silva, fez um balanço das atividades, as quais considerou satisfatórias, e anunciou algumas metas, como a ampliação de dois para 11 pólos no interior e a ampliação do Parlamento Jovem.

Foram certificados os alunos dos cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Espanhol, Técnica Vocal e taquigrafia. Graças ao curso, José de Oliveira Santos, 41 anos, conseguiu ser transferido do setor de segurança para a taquigrafia da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. \"Pude aprender uma nova técnica e fui contemplando, podendo exercer a nova ativadade\", contou.

Já a funcionária da escola, Valquiria Nunes da Penha, 31, teve a oportunidade de aprimorar a participação no Coral dos Servidores da Assembléia. Ela participou do curso de Ténica Vocal. \"Ajudou-me a desenvolver a fala e na hora de cantar\", revelou, feliz em receber o certificado. Paralelamente, ela também participa do curso de espanhol.

Marlene Figueira destacou ainda a realização do Seminário dos Vereadores de Mato Grosso do Sul, que conseguiu reunir 90% dos representantes das Câmaras Municipais do Estado, a gradução a distância em parceria com a Universidade do Legislativo (Unilegis) do Senado Federal, e palestras ministradas junto com o Cefor (centro de treinamento da Câmara dos Deputados).

Destacou ainda a primeira edição do Parlamento Jovem, que elegeu oito deputados jovens. Explicou que o projeto do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) veio de encontro com o projeto pedagógico da Escola do Legislativo. A meta é ampliar o programa para as escolas dos 78 municípios e eleger 24 deputados jovens.

A Escola do Legislativo criou duas unidades pólos, em Dourados e Paranaíba. A meta, conforme Marlene Figueira, é atingir 11 municípios. O objetivo é dar oportunidade de capacitação aos vereadores e funcionários das câmaras municipais nas suas regiões, sem a necessidade de se deslocar até Campo Grande.

A Semana Cultural foi a oportunidade de revelar os talentos do legislativo estadual. Servidores tiveram a satisfação de mostrar os trabalhos artísticos e até colher dividendos financeiros.

A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet realizou ainda um documentário sobre a situação de todas as escolas legislativas do País. O resultado do trabalho foi um livro, lançado em Minas Gerais durante encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel). De acordo com Marlene Figueira, o trabalho foi bastante elogiado.

Fonte: Edivaldo Bitencourt - TV/AL