Escola do Legislativo inicia capacitação do Parlamento Jovem

Os membros e suplentes eleitos do Projeto Parlamento Jovem Sul-mato-grossense foram recebidos na manhã desta segunda-feira (26), no Plenário Deputado Julio Maia para o início da capacitação oferecida pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Após as boas vindas da Escola, o deputado estadual Pedro Kemp falou sobre o processo legislativo, a divisão dos poderes e sobre a participação popular nas decisões políticas. Kemp iniciou sua palestra fazendo uma retrospectiva dos fatos históricos que deram origem às formas atuais de aquisição e administração dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “A Revolução Francesa , em 1789, deu início ao processo de divisão dos poderes”, explicou.

O parlamentar detalhou aos jovens, que são estudantes da rede pública e particular de Campo Grande, as fases e etapas de criação das leis, tanto no âmbito municipal, estadual ou federal, assim como o papel do legislativo como órgão fiscalizador do poder executivo. “Aqui nos votamos as leis estaduais, de iniciativa dos deputados, do governo ou do poder judiciário, o orçamento estadual...”, comentou.

A participação popular, por meio da Democracia Direta, foi outro tema levantado pelo deputado Pedro Kemp, que esclareceu os jovens parlamentares sobre as diferenças entre plebiscito e referendo, duas formas de participação do povo nas decisões políticas previstas na Constituição Federal de 1988. Além das palestras, os jovens ainda acompanharão os trabalhos dos parlamentares durante as sessões durante o mês de maio e terão outras capacitações promovidas pela Escola do Legislativo.

Encerrando a manhã, os jovens tiveram uma palestra com o proponente do Projeto Parlamento Jovem, o deputado Arroyo, que explicou aos jovens a importância da participação deles neste processo, da visão que terão da política e do trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo, conhecendo todos os trâmites análises pelos quais passa uma Lei. “Vocês terão aqui a oportunidade de derrubar muitos preconceitos com relação à política e aos políticos. Não podemos deixar que a imagem do político corrupto que nada faz pela sociedade se sobreponha àqueles que cumprem a sua missão, não podemos generalizar uma minoria, mas sim, evidenciar o bom trabalho de uma grande maioria”, disse Arroyo aos jovens.

A capacitação se estenderá por todo o dia. À tarde os jovens ouvirão o deputado Pedro Teruel e a Cerimonialista Severina da Silva.

Maria Matos – Redação da Escola

Fonte: Site AL/MS