Escola implantará Oficina de Técnica Vocal

Atendendo, em especial, aos anseios e necessidades dos participantes do Coral dos Servidores da Assembléia Legislativa do MS, a Escola do Legislativo implantará, a partir de maio/2007, uma Oficina de Técnica Vocal. A Oficina tem como objetivo capacitar os participantes para o domínio de técnicas que possibilitem o aprimoramento da produção vocal para o canto e para a fala em público ou em meios de comunicação, como rádio e TV.

A Oficina tem início previsto para 08 de maio e se estenderá até novembro deste ano. A metodologia compreende aulas teóricas e exercícios práticos que trabalharão a postura, o apoio vocal e a utilização correta da respiração e da musculatura diafragmática e abdominal para uma boa produção vocal, além de outros assuntos ligados à voz.

A ministrante será a coralista e voluntária da Escola do Legislativo, professora Maria Matos. “A voz é nosso instrumento para a fala e para o canto e é o código de expressão da alma, pois percebemos muito da personalidade de uma pessoa pelo seu jeito de falar, pela sua entonação vocal”, diz a professora. “Ao longo de nossa vida, desaprendemos a respirar e a utilizar corretamente o diafragma e o aparelho fonador, forçando as pregas vocais e, muitas vezes, desencadeando seqüelas que levam a sérios problemas vocais”, complementa Maria.

A Oficina de Técnica Vocal será aberta tanto aos servidores participantes do Coral, quanto a outros funcionários que utilizem profissionalmente a voz para a fala e/ou para o canto. As vagas são limitadas a 20 participantes e as inscrições já se encontram abertas junto à Escola do Legislativo – ramal 261.


Redação da Escola do Legislativo de MS