Evento conscientiza servidora a prevenir câncer de mama

Duas palestras e feira de artesanato da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mato Grosso do Sul marcam o evento alusivo ao Dia Mundial do Câncer, que acontece hoje na Assembléia Legislativa. O objetivo é conscientizar as funcionárias da Casa sobre a prevenção ao câncer da mama, que vem registrando alto índice no País, segundo a diretora de saúde e Assistência Social do Centro de Saúde dos Servidores do legislativo estadual.

A primeira palestra, com o tema \"Ontem, hoje e o futuro\" foi ministrada hoje de manhã pelo oncologista e diretor-geral do Hospital do Câncer, Adalberto Siufi. À tarde, a partir das 14h, o tema será \"Aspectos psicológicos da mulher frente ao câncer de mama\", realizada por Regina Mara Jurgielewecz.

Paralelamente, a Rede Feminina de Combate ao Câncer montou um stand para a venda de camisetas e produtos artesanais. Fundada há 54 anos, a entidade mantém uma casa de apoio às mulheres com câncer vinda do interior do Estado. Segundo a presidente da rede, Creuza Marlene Carvalho, a casa conta com 15 mulheres. O número só não é maior porque a infra-estrutura é pequena. Além disso, as 30 voluntárias visitam as doentes e arrecadam recursos para ajudar o Hospital do Câncer Alfredo Abrão.

Segundo Fabrícia Rezende, as palestras são voltadas para as funcionárias do legislativo estadual. Contudo, os homens também devem participar para multiplicar as informações junto às esposas, namoradas e familiares. Ela destacou que a política do presidente da Casa, deputado Jerson Domingos (PMDB), é conscientizar as mulheres funcionárias sobre as formas de prevenção da doença.

A Diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Dra. Marlene Figueira da Silva, destacou as parcerias para realizar o evento. Disse que o objetivo é oferecer mais benefícios aos servidores. Apesar de estar ocorrendo hoje, o evento é alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril.


Fonte: Edivaldo Bitencourt - TV/ALMS
Foto: Giuliano Lopes
- TV/ALMS