Iniciam atividades da Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul

O deputado Jerson Domingos (PTB), deu início à solenidade de abertura das atividades da Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu no Plenarinho da AL. Os servidores públicos receberam saudações especiais do diretor do ILB - Instituto Legislativo Brasileiro, Florian Madruga, através de vídeo para a apresentação do programa de ensino para capacitar a gestão do funcionalismo público federal.

Segundo Florian Madruga, desde 1997, ano de implantação da Escola do Legislativo inicialmente em cinco estados brasileiros: RS, SC, PE, MG, e DF, a ampliação do programa de ensino atinge 21 estados, que atualmente já operam a Escola do Legislativo.

O diretor fez elogios ao corpo funcional da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, como um dos mais atuantes e preocupados com a capacitação e integração de pessoal na gestão púlica.

A escola funciona através de parcerias e convênios com universidades, ILB-Instituto Legislativo Brasileiro, sistema de video-conferências Interlegis e de educação à distância pela internet federal, SISAL-MS - Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa.

A diretora de Recursos Humanos e Serviços, Drª Marlene Figueira, à frente da Diretoria da Escola do Legislativo, fez apresentação técnica da Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul, que já possui logomarca e o slogan \"Aprender para prever, a fim de prover\". A Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo é a professora Francisca Vianna.

O objetivo da Escola do Legislativo é oferecer aos parlamentares e aos servidores, subsídios que identifiquem a missão parlamentar, na oferta de conhecimentos básicos para o exercício de qualquer função da Assembléia Legislativa e estimular a pesquisa acadêmica em parceria com outras instituições de ensino do estado, bem como promover seminários e palestras sobre temas atuais importantes da realidade política brasileira.

A solendidade contou com a presença da terceira vice-presidente da Mesa Diretora, deputada Celina Jallad (PMDB), do deputado Sérgio Assis (PSDB) e do deputado Semy Ferraz (PT).

O presidente do SISAL/MS - Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa, João Moreira, enfatizou que \"a implantação da Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul é a realização de um sonho dos servidores\".

Na quinta-feira, 05 começam a ser ministrados os seguintes cursos:

• Taquigrafia: 160 h/aula - Professor João Jacinto Neves Neto
  • Língua Espanhola: 30 h/aula - Professora Maira Araújo Mendonça
  • Informática: 7,5 h/aula - Professora Ana Paula Santos
  • EJA- Educação de Jovens e Adultos: Professora Maria Dalva Silva Mariano entre outros colaboradores (carga horária não definida)
  • Música: 32 h/aula - Professora Telma Cristina Serrou Pimentel
  • Cursos de Educação à Distância (virtual): Professora Lucia A. Santos da Costa Paim.