Inscrições para o II Seminário para Vereadores encerrarão nesta sexta-feira

A Escola do Legislativo estará recebendo até amanhã, dia 03, as inscrições para o II Seminário para Vereadores de Mato Grosso do Sul. Considerado o maior evento na área legislativa, o seminário acontece nos dias 09 e 10 de março, no Plenário da Assembléia Legislativa. A expectativa é reunir cerca de 600 servidores públicos e vereadores das 78 Câmaras Municipais.

O objetivo é oferecer subsídios para uma melhor compreensão das funções do vereador, suas competências e práticas, além de promover a integração da Comunidade Legislativa de todo o Estado. \"O seminário oferecerá ao servidor subsídios para identificar a missão do Poder e a necessidade de desenvolver programas de ensino com o objetivo de formar Lideranças Comunitárias e Políticas\", ressaltou a diretora da EL, Drª Marlene Figueira.

Durante dois dias, os participantes discutirão temas da área jurídica, a utilização do sistema Interlegis como ferramenta do mandato do Vereador e de Integração do Poder Legislativo, a função constitucional do Instituto Legislativo Brasileiro e das Escolas do Legislativo e a popularização e independência das Câmaras Municipais.

\"Este evento irá tratar de temas de fundamental importância na atualização dos legisladores municipais através de um sistema integrado com os Parlamentos Estadual e Federal\", relatou o presidente da AL, o deputado estadual Londres Machado (PL).

Palestrantes:

Estarão ministrando as palestras: o deputado estadual de Santa Catarina, Celestino Secco, com o tema \"Ética Política\"; o diretor executivo do ILB e presidente das Escolas do Legislativo, Dr. Florian MAdruga, que falará sobre \"A função Constitucional das Escolas Legislativas\"; o Consultor da Interlegis, Francisco Edmar Salmito; o diretor executivo adjunto do ILB, Dr. Eládio Barbosa Carneiro, tema marketing político.

No segundo dia do seminário, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Youssif Assis Domingos falará sobre a experiência com o Projeto Câmara Comunitária; \"Lei de Responsabilidade Fiscal e Orçamento\" são temas das palestras do consultor técnico do Interlegis, Jales Ramos Marques e o consultor de orçamento do Senado, Robson Gonzalves; Dr. Clemones Nunes da Cunha, explicará a \"Estrutura e Funcionamento do Poder Legislativo\"; o advogado constitucionalista, André Borges Neto, explanará sobre temas jurídicos envolvendo vereadores.