Instalada a 2ª Edição do Parlamento Jovem

No dia 28/08/2009, às 9 horas, na sala de reunião da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, aconteceu a primeira reunião sobre o Parlamento Jovem/2009 – 2ª Edição, com os Diretores das Escolas Estaduais de Ensino Médio e representantes da Assembléia, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) e da Secretaria Estadual de Educação (SED).

Estiveram presentes: o deputado Antônio Carlos Arroyo; o Sr. Hardy Waldschimidt, secretário judiciário do TRE/MS; a Profª Márcia Proescholdt Wilhelms, gestora do Ensino Médio da SED; a Dra. Marlene Figueira da Silva, diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet; a Profª Maria das Dores Resende Silveira, Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo e os Deputados Jovens Mayara Miranda; Flávia Ferreira de Oliveira, Jenifer Guimarães e Morelli Addams da Costa.

Merece destaque a presença marcante de grande número de diretores das escolas envolvidas, com interesse em conhecer e levar para suas escolas o Projeto Parlamento Jovem – 2ª Edição.

Durante o evento, os diretores tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo sobre o Parlamento Jovem – 1ª edição, apresentado pela diretora da Escola do Legislativo, e as explanações técnicas da coordenadora pedagógica, enfatizando a importância do Projeto, informações sobre o Regulamento e o Edital e a entrega das Fichas de Inscrições da Escola e das Fichas de Inscrição dos Alunos.

A Diretora da Escola do Legislativo falou da intenção de estender o Projeto aos 78 (setenta e oito) Municípios do Estado em um futuro próximo, dizendo da importância da participação de todos no processo atual: “a concretização das intenções do Projeto depende da participação das autoridades envolvidas, dos diretores das Escolas e dos alunos, que juntos serão responsáveis pelo sucesso desta 2ª edição”.

O Deputado Arroyo destacou em sua fala a importância da política na Escola: “a conscientização e a participação dos alunos no Parlamento Jovem farão com que, no futuro, tenhamos políticos mais conscientes e éticos, mais bem preparados do que nós, que não passamos por este processo”, afirmou Arroyo.

As escolas poderão se inscrever no Parlamento Jovem de 8 a 12 de setembro deste ano, nos sites da Secretaria de Estado de Educação(www.sed.ms.gov.br) e da Escola do Legislativo (www.escoladolegislativo.al.ms.gov.br). Só poderá se inscrever o aluno matriculado no primeiro ano do ensino médio. O prazo para as inscrições dos alunos vai até 18 de setembro de 2009.