IV Seminário Nacional Interlegis destaca ação do Interlegis nos municípios

A jornalista Eliane Cantanhêde iniciou sua palestra dizendo que \"esse tipo de encontro reforça a cidadania e a participação e cria um link que une governo, municípios, jornalismo governamental e cidadãos\". Em explanação sobre o tema \"Internet, uma ferramenta de comunicação\", onde abordou os rumos da comunicação na realidade virtual voltada para o vereador.

Catanhêde explica que é a internet que interliga o mundo atualmente. \"A comunicação é fundamental para a cidadania, para a inclusão social, para o desenvolvimento do país e para a política\", acrescentou. A jornalista disse aos parlamentares presentes que \"é a política é que move o mundo e cabe a vocês reverter este quadro, pois a política é uma ação nobre\". Ela acredita que é o povo precisa respeitar a política e separar o joio do trigo.

Eliane Catanhêde informou que são 32 milhões de pessoas com acesso à internet. \"Já imaginou a capacidade de mobilização e comunicação que proporciona esse contingente?\", questiona. Ela acrescenta que ninguém pode ficar fora desse processo, falando da importância de programas como o Interlegis. \"Essa é uma forma de garantir que se diminuam os maiores problemas brasileiros que são a desigualdade social e a falta de informação\".

A jornalista atentou para a necessidade que o político utilize todas as ferramentas disponíveis. \"E não dá para excluir a internet desse processo\", afirmou. Ela explicou que com o acesso à legislação informatizada, os parlamentares devem aprender como trazer essas para o seu dia a dia.

Ela falou do avanço do Parlamento brasileiro com a criação do Gabinete 24 horas, onde cada senador vai estar conectado com o Congresso e do projeto lançado nesta quinta-feira (01), na Câmara dos Deputados, de inclusão digital do deficiente visual que a partir de agora terão acesso a 5000 páginas e 70 mil imagens em áudio. \"Isso vale a pena porque são cidadãos que estão ampliando a sua capacidade de participar no processo político do seu país\", comemorou.

A palestrante ressaltou a importância do contato direto do eleitor com o político \"porque assim ele se sente cidadão\". Ela explicou que já existe uma interação de cima para baixo, onde cada vez mais os governos prestam contas à população. \"Esse contato também é feito de baixo para cima, do eleitor com o seu representante. Essa ação se chama de exercício de cidadania\", afirmou.Eliane disse que o candidato majoritário que não entende e nem utiliza a internet como ferramenta de comunicação \"está perdendo o bonde da história\".

O evento foi encerrado pela assessora de imprensa do Interlegis, Adeline Delgado e pela cordenadora geral do Seminário, Dalva Dutra, que agradeceram a presença de todos em nome do Interlegis.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ALMS