Presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), destacou que o objetivo do Seminário de Vereadores, realizado pelo quarto ano consecutivo, é fomentar a qualificação dos parlamentares. Dirigente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, Florian Madruga, destacou que o Estado é o único do País a promover seminários anuais voltados para os vereadores.
Domingos enalteceu a participação dos vereadores e elogiou a atuação do atual presidente da União das Câmaras, Ilson Leite. Ele disse que a expressiva participação no IV Seminário de Vereadores mostra a credibilidade da classe política sul-mato-grossense.
Jerson Domingos frisou ainda que o evento visa a qualificação e a educação para contribuir com eleições sérias e limpas neste ano, de forma a contribuir com o desenvolvimento do Brasil. \"É a oportunidade para melhor compreensão do papel do vereador\", frisou. Ele destacou as parcerias que viabilizaram o seminário, como a participação da Abel, do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor), do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
EXEMPLO - O presidente da Abel, Florian Madruga, afirmou que o trabalho da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet é exemplo para as demais unidades da federação. Mato Grosso do Sul é o único estado a promover seminários anuais voltados para a oferta de palestras aos vereadores.
Madruga transmitiu mensagem do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB), que pretendia participar do evento. No entanto, ele permaneceu em Brasília para presidir a sessão do Congresso Nacional para votar 126 vetos. Este tipo de votação não era realizada há cinco anos.
Fonte: Edivaldo Bitencourt - TV/AL
Foto: Giuliano Lopes - TV/AL