Oficina de Técnica Vocal inicia com sucesso

A Oficina de Técnica Vocal iniciada no dia 08 de maio, promovida pela Escola do Legislativo do MS (EL/MS), alcançou um ótimo índice de adesão dos servidores, sendo aberta duas turmas para atender a todos os inscritos. Ministrada por Maria Matos, voluntária da EL/MS e participante do Coral dos Servidores da Assembléia Legislativa do MS (AL/MS), a oficina conta com duas turmas que já somam trinta e cinco participantes, entre servidores que atuam no Coral e profissionais da voz, como repórteres e cerimonialistas.

Maria, que é uma das solistas do Coral da AL/MS, possui uma longa experiência em canto coral em Campo Grande, onde participou, entre outros, do Coral da UFMS e do Coral e Orquestra Clássica de Mato Grosso do Sul, tendo como professores de Técnica Vocal e Canto Coral nomes como Maria José Chevitarese (RJ), Manoel Raslan (MS), Ivone Fraiha (EUA), Clarice Maciel (MS), Maestro Vitor Diniz (MS), Guilherme Ripper (RJ) e Angélica Jado (MS), além de outros conceituados regentes dos coros em que já cantou.

A oficina conta com aulas teóricas e práticas, incluindo exercícios de respiração, relaxamento, postura, apoio vocal e vocalizes que auxiliam o participante a dominar o recurso da voz e a utilizá-la de maneira correta e saudável, tanto para o canto quanto para a fala. “A voz é um instrumento único, uma marca pessoal, como uma digital, e temos que cuidar muito bem dela”, diz a professora Maria Matos.

- “Ao longo da nossa vida, desaprendemos a usar corretamente a voz e a respiração, graças às tensões e correrias do mundo moderno que fazem com que, cada vez mais, diminuamos a extensão diafragmática, passando a respirar mal, somente com a parte alta dos pulmões, atrofiando o diafragma e forçando as pregas vocais”, complementa. Segundo ela, “a oficina possibilitará ao participante a correção desses vícios, resultando em uma boa produção vocal”.

O Administrador de Empresas, Joel Cavalcante, que trabalha no setor financeiro da AL/MS, disse fazer o curso “para aprender a técnica vocal, mesmo”. Segundo ele, “quando cantei no Coral, não conseguia explorar todo o meu recurso de voz, por isso faço o curso”. Muito animado, afirmou estar achando o curso ótimo. “Além disso, é de fácil aprendizado e a professora tem muita didática”.

Compactua com os colegas e, em especial Joel, a integrante do Coral da Assembléia, Maria Bernardina Cremonesi Ferreira, funcionária da Casa. Ela disse estar fazendo o curso porque quer melhorar a voz e para fazer melhor uso dela no Coral e no dia-a-dia. “Estou achando ótimo o curso, especialmente a questão da respiração e aprender a colocar a voz da maneira correta, enfim, a metodologia é muito boa”.

A Oficina de Técnica Vocal acontece às terças-feiras (Turma Matutino), das 8h30 às 9h30, e às quintas-feiras (Turma Vespertino), das 15h30 às 16h30, na sala de aula da Escola.

Redação: Maria Helena Brancher