Oficina destaca a recepção como o coração da Casa de Leis
Palestrante falou sobre a importância do trabalho de recepcionista

Quem não gosta de ser bem recebido quando visita um amigo, alguém da família? Da mesma forma, receber bem também é prazeroso e demostra a importância que o anfitrião atribui à sua visita. Assim deve ser, de acordo com a assistente de apoio legislativo, Nicole Rocha Assis Mandetta, a atividade de recepcionista.

Nicole palestrou sobre o assunto a servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) durante oficina realizada na tarde desta segunda-feira (18) no Plenarinho Nelito Câmara. O local ficou lotado, com público majoritariamente feminino. A oficina é iniciativa da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e integra o projeto “Segunda Legal”. Antes da palestra, o coordenador da Escola, Ben-Hur Ferreira, deu as boas-vindas, informando, em linhas gerais, o porquê da oficina.

Com palestra intitulada “Recepção de excelência”, Nicole usou de analogias para explicar a importância do trabalho da recepção. “Costumo comparar uma empresa, uma organização, a um corpo. E a recepção é o coração desse corpo”, metaforizou. Ela disse, ainda, que o mesmo cuidado e atenção que se tem ao receber alguém em casa deve se ter também na recepção de uma empresa ou órgão público. “Recepcionar é acolher pessoas”, definiu. E o coração é, justamente, o “órgão mais acolhedor”.

Entremeando sua fala a estímulos dos servidores à participação, Nicole destacou que a recepção, pela natureza da atividade, possibilita estabelecer networking (rede de contatos). “E isso é fundamental nos dias de hoje”, enfatizou. Essa característica, conforme listou a palestrante, está relacionada a outros papéis desempenhados pela recepção, entre os quais estão o de ser “cartão de visita”, proporcionar sensação agradável, atender demandas , receber e enviar documentos, agilizar atendimento e resolver conflitos.

Nicole também destacou que a recepção representa a imagem da empresa, do órgão - no caso específico da Casa de Leis, a imagem do parlamentar. E por ser um “cartão de visita”, a porta de entrada dos processos e representar uma imagem, a recepção é setor de alta relevância. Nesse sentido, a atenção do recepcionista a quem chega é fundamental, como também a competência para lidar com diversas tarefas e a organização. Para contribuir com parte desse trabalho, Nicole entregou aos participantes um “carômetro”, material impresso com identificações (fotos e nomes) dos deputados.

No final da oficina, Nicole fez a seguinte dinâmica: solicitou que os participantes escrevessem em tiras de papel atividades que seriam executadas pelos colegas. A surpresa foi que cada um teve de fazer a própria tarefa que sugeriu. Além da descontração, a dinâmica possibilitou a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe.