
Por proposição do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), receberam o Título de Cidadão Sul-mato-grossense, na noite desta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa, o jornalista e bacharel em direito, Fernando Soares, o comerciante José Manuel Villaescusa Pomares e o padre Pierre Primo.
Foram ainda agraciados, com a Comenda do Mérito Legislativo, o bispo Dom Eduardo Pinheiro da Silva, o médico e vereador Jamal Mohamed Salem, o tenente coronel da Polícia Militar José Augusto Castro Bernardes e a professora Maria das Dores Resende Silveira. A professora Neide Simabuco Ribeiro não pôde comparecer à solenidade e foi representada pela irmã, Zuleide Simabuco Higa.
Arroyo destacou a importância da atuação dos homenageados para Mato Grosso do Sul. “Na realidade, não são os agraciados que são homenageados, mas sim o Estado de Mato Grosso do Sul, tendo em vista o muito que cada um fez, faz e fará por nosso Estado. É a forma que temos de, em nome da população, dizer o nosso muito obrigado”, disse o parlamentar. Para ele, a competência e a ação solidária dos agraciados são motivo de orgulho para todos os sul-mato-grossenses.
Homenageados
Fernando de Souza Soares foi vereador em Bandeirantes, jornalista em diversos órgãos de comunicação e preside a Associação de Imprensa de Mato Grosso do Sul pela sexta vez.
O comerciante José Manuel Villaescusa Pomares é natural de Múrcia, na Espanha, e foi um dos pioneiros no ramo de plásticos em Campo Grande, para onde veio em 1983. Também realiza ações beneficentes no Estado.
O padre Pierre Primo nasceu em Piacatu (SP) e exerceu o ministério em várias localidades, como Ivinhema, Fátima do Sul, Dourados e, atualmente, reside em Campo Grande, onde é pároco na Paróquia São Judas Tadeu. Já Dom Eduardo, é o atual bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, responsável pela Juventude e Pastoral Vocacional e bispo Responsável pelo Setor Juventude no Brasil, nomeado pela Presidência da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Jamal Mohamed Salem é médico urologista e vereador. O tenente-coronel José Augusto Castro Bernardes exerce a função de assessor militar da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
As professoras Neide Simabuco Ribeiro e Maria das Dores Resende Silveira também têm reconhecida atuação em todo o Estado. Maria das Dores foi coordenadora de equipes e prestou serviços junto ao Conselho Estadual de Educação, sendo responsável pela criação do Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Educação. Hoje, é coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, na Assembleia Legislativa.
(*) Com informações da assessoria de imprensa do deputado Arroyo.
Por: Fabiana Silvestre - Portal/ALMS
Foto: Tião Guimarães - ALMS