Na 2ª sessão da 3ª edição do Parlamento Jovem, nesta segunda-feira (6/8), os deputados estudantes aprovaram um projeto de lei instituindo nas escolas públicas atividades relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
A proposta é de Carlos Henrique dos Santos Justino, aluno da Escola Estadual Professor Henrique Cyrillo Corrêa. As matérias apresentadas pelos estudantes podem ser apadrinhadas pelos parlamentares estaduais.
Também foram aprovadas duas indicações. A da deputada estudante Letícia Catellan Dilva, da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, dispõe sobre o uso adequado de água nas escolas; e o de Emileny dos Anjos Caldo, da Escola Estadual Otaviano Gonçalves da Silveira, pede a criação de uma creche para idosos. “Até 2025 o Brasil terá a sexta maior população idosa do mundo”, argumentou Emileny.
Sangue - Durante a sessão, Igor Lopes Silva, da Mace, falou sobre a falta de sangue no Hemosul e solicitou a ajuda dos outros deputados estudantes. O Hemosul fica na avenida Fernando Côrrea da Costa, 1.304, em Campo Grande.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, estar bem alimentado, levar um documento oficial com foto, não beber nem socialmente nas últimas 12 horas, não fumar duas horas antes e depois da doação e estar com boa saúde. É necessário ainda ter pelo menos 55 kg.
Caso tenha tomado a vacina da gripe H1N1 o doador tem que esperar quatro semanas para doar. Se estiver doente, com gripe comum, precisa esperar sete dias após ter se restabelecido.
Oportunidade - A ex-deputada estudante Marcela Vieira também fez uso da palavra. Ela afirmou que participar do Parlamento Jovem é uma experiência única que deve ser aproveitada ao máximo. “Os desafios vão aparecer, mas não desistam. Corram atrás de novas ideias. Os projetos que vocês apresentaram são muito bons e vocês estão cercados de pessoas muito competentes”, afirmou.
Diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel também falou aos deputados estudante sobre a oportunidade de crescimento que o projeto proporciona e a responsabilidade de ser um deputado estudante.
O Parlamento Jovem segue os mesmos ritos das sessões ordinárias dos deputados estaduais. O projeto foi criado por uma lei de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR). A próxima reunião do Parlamento Jovem será no dia 14 de setembro.
Mercosul - A deputada estudante Letícia Castellan representará Mato Grosso do Sul no Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontecerá nos próximos dias 28 e 29, em Medellín, na Colômbia.
O Parlamento Juvenil funciona nos moldes do Parlamento do Mercosul e tem o objetivo de promover o diálogo entre os jovens dos países integrantes e incentivar o protagonismo entre eles.
Por: Paulo Fernandes - Portal AL/MS
Foto: Giuliano Lopes - AL/MS