O Regulamento do Projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense, uma proposta criada através da idéia do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 25 de julho. O Projeto tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes.
O Regulamento prevê as inscrições das escolas estaduais a partir do dia 1º de agosto até o dia 10. As inscrições dos jovens candidatos se estenderão até dia 31 de agosto.
O Parlamento Jovem deverá ser constituído por oito deputados eleitos entre estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio das 64 escolas públicas estaduais de Campo Grande. A eleição das propostas dos alunos vai ser em setembro. Serão eleitas duas propostas de cada escola, totalizando 128 trabalhos. Após a eleição, vão ser selecionados os 16 melhores trabalhos, elegendo os oito alunos deputados titulares e oito suplentes, pelos Conselhos das Unidades Escolares (Counes) de Campo Grande.
Arroyo explicou que o projeto deverá ser implantado, a princípio, nas escolas estaduais da Capital, posteriormente devendo se estender para as escolas privadas e para as escolas do interior do Estado.
No dia 18 de julho, o parlamentar e os membros da Comissão Organizadora do Projeto se reuniram na Escola Estadual “Maria Constância de Barros Machado”, com cerca de 170 diretores, para apresentar e explicar a proposta que visa a interação da Assembléia Legislativa com a Secretaria de Educação.
O Projeto - Foi constituída, através do Ato nº 360/2007 da Mesa Diretora, uma Comissão Organizadora do Programa de Cidadania que desenvolverá o Projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense, criado através da Resolução 026/05, alterada pela Resolução nº 010/06 do Poder Legislativo.
Foram indicados os seguintes servidores: Marlene Figueira da Silva, Maria das Dores Resende Silveira, Márcia Severo Neres, Roberto Carlos da Silva, Iracy Souto Carvalho Arima, Fernando de Matos Vanderlei Neto, Sarah Abrão Contar, representante do Legislativo Estadual, Ana Célia de Oliveira Ferreira e Maria Fernandes Adimari, representantes da Secretaria de Estado de Educação.
Serão desencadeadas várias ações, tanto na Escola do Legislativo quanto na Gestão do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação, com vistas à execução do Projeto. A Comissão organizou o regulamento, edital, cartilha e demais publicações necessárias para a implantação do Projeto.
fonte: Karin Seben (Portal da AL/MS)