Os dezoito jovens eleitos para a 2ª Edição do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense tomam posse nesta segunda-feira (31/05), no Plenário Dep. Julio Maia, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (AL/MS).
A cerimônia terá início às 8h45 da manhã, com o Hasteamento das Bandeiras no Pavilhão da Rampa do Palácio Guaicurus, com a participação da Banda Mirim da Polícia Militar de MS.
A Sessão Solene de Posse terá início às 9h e contará com a participação de autoridades diversas.A segunda edição do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense marca a consolidação de uma idéia que veio para ficar. Instituído pela Resolução n.º 026/2005 e alterado através da Resolução n.º 10/2006, o Parlamento Jovem é resultante de uma propositura do Deputado Antônio Carlos Arroyo e foi regulamentado pelo Ato n.º 020/2007, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
A primeira edição aconteceu no ano de 2007, elegendo oito deputados estudantes e oito suplentes de diversas escolas estaduais de Ensino Médio do Município de Campo Grande.
O projeto foi encampado pelo Núcleo de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, da AL/MS, que coordena o Parlamento Jovem, e conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) e da Secretaria Estadual de Educação (SED/MS). Nesta segunda edição, foram convidadas a participar do pleito as escolas particulares de ensino médio, além das escolas estaduais. As eleições de 08 de abril de 2010 tiveram a participação de 29 candidatos de 10 escolas de Campo Grande.
Os alunos eleitos, agora denominados deputados e deputadas estudantes, terão dois anos de mandato, participando de Sessões Ordinárias, elegendo uma Mesa Diretora, apresentando proposituras através de Anteprojetos de Lei que, se julgados constitucionais, poderão ser analisados e abraçados pelos Deputados Estaduais da Casa e serem inclusos nos trâmites normais de uma Lei dentro do Parlamento Sul-Mato-Grossense.
O Parlamento Jovem tem como objetivo a participação política da juventude. “É um orgulho para a Assembleia Legislativa receber estes jovens em nossa Casa”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado estadual Jerson Domingos. “Temos certeza que o Parlamento Jovem possibilitará aos eleitos uma nova visão política”, complementou o deputado.
Os jovens parlamentares passaram por uma semana de capacitação em diversas áreas, promovida pela Escola do Legislativo, e foram diplomados pelo TRE no dia 20 de maio.
A posse na Assembleia, nesta segunda-feira, marca o início da Segunda Legislatura do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense.
Maria Matos
Redação da Escola do Legislativo