Sob coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o projeto conta atualmente com 48 membros, sendo 24 na condição de suplentes. Todos foram escolhidos em um processo eleitoral promovido em 21 escolas de Campo Grande.
O presidente em exercício do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Joenildo de Sousa Chaves, conduziu a abertura da solenidade que diplomou os jovens parlamentares. Em pronúncia, ele destacou a importância da representação política aos estudantes. “Há momentos que não podem ser desperdiçados e este é um deles. Façam bom uso dessa experiência. Este projeto é um ato preparatório do amanhã e a sociedade deposita toda a expectativa em vocês. De agora em diante, vocês estão altamente comprometidos e serão cobrados, por isso devem ser responsáveis com o parlamento”, ressaltou.
A solenidade contou com a presença do juiz Luiz Gonzaga Mendes, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/MS, que fez a entrega do diploma aos novos membros do Parlamento Jovem. “Este projeto possibilita ao jovem o despertar para a relevância da política. A partir do momento que o jovem tem consciência e participação na história política, ele passa a fazer a diferença nos setores da vida seja onde for”, considerou.
Para a secretária-adjunta da SED (Secretaria de Estado de Educação), Cheila Vendrami, o Parlamento Jovem tem contribuído com a formação dos jovens que se sentem motivados a buscarem cada vez mais a ampliação do conhecimento para representar a comunidade. “É um grande trabalho desenvolvido nas escolas. Quem sabe no futuro, eles serão nossos próximos representantes, conscientes, sérios e éticos”, afirmou.
Aprendizado - Eleita como presidente do Parlamento Jovem, a estudante Isabela Nantes, 16 anos, da Escola Estadual Neyde Suelly, no bairro Aero Rancho, assumiu o posto principal da Mesa Diretora durante sessão de posse. Ao lado dos representantes do TRE/MS e da Assembleia Legislativa, a líder parlamentar falou dos planos no mandato. “Vamos difundir nas escolas o aprendizado que teremos aqui, por meio dos \'finados\' grêmios estudantis. Pretendemos levar propostas e questões importantes dentro do Parlamento como o abuso sexual infantil”, garantiu a jovem que ressaltou ainda as expectativas da nova vivência. “Não somos uma juventude pacífica. Ao contrário do que muitos pensam, somos uma juventude que tem opinião. Temos o sonho de conquistar o melhor para o todo. Uns usam a arte para conquistar, ou o futebol. Nós escolhemos a política para expandir o bem para a sociedade”, disse Isabela.
Idealizador do projeto Parlamento Jovem, o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) frisou o objetivo da proposta. “Quando criamos o projeto, queríamos que a Assembleia atraísse a juventude para entender a sistemática da democracia e como funciona o Poder Legislativo e percebemos que conseguimos despertar o interesse”, esclareceu. Segundo o parlamentar, \"o projeto tem grande capacidade para reunir talentos, pessoas com grande vocação política e isso é a essência da democracia”.
Os deputados estaduais Professor Rinaldo (PSDB), Cabo Almi (PT) e Mara Caseiro (PtdoB) acompanharam a solenidade. A coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Maria das Dores Rezende, representou a diretora, professora Clarice Maciel.
Por: Talitha Moya - Portal AL/MS
Foto: Roberto Higa - AL/MS