Presidente da ABEL defende criação de escolas em três níveis

“A formação de Agentes Políticos” é o tema da palestra do presidente da ABEL - Associação das Escolas do Legislativo, Flórian Madruga, na abertura do III Seminário de Vereadores do MS. O evento tem início nesta quinta-feira (29), e é realizado pela Assembléia Legislativa, através da Escola do Legislativo e, em parceria com o Senado Federal, o Instituto Legislativo Brasileiro, a Interlegis, a ABEL e a União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul.

O presidente da ABEL abordará a importância do Poder Público criar escolas nos três níveis: Municipal, Estadual e Federal. Segundo ele, “a Escola do Legislativo é uma instituição voltada para a capacitação dos servidores e a formação da cidadania junto à sociedade. Ela exerce um duplo papel de atuação, na maior qualificação dos funcionários que assessoram os parlamentares e, conseqüentemente, na atuação destes junto à comunidade”. Flórian Madruga é jornalista, professor, servidor do Senado Federal há 33 anos, diretor da Secretaria de Apoio aos Conselhos e Órgãos do Parlamento e também faz parte do Conselho Editorial da Revista Foco, de Brasília-DF.

Na manhã desta quarta-feira (28), o III Seminário já registrava mais de 550 inscritos, com a presença confirmada de 386 vereadores, de 75% (por cento) dos municípios de Mato Grosso do Sul, além de acadêmicos e servidores do Poder Legislativo (estadual e municipal).

O evento será aberto oficialmente, às 08h30, pelo presidente da Assembléia Legislativa de MS, deputado Jerson Domingos, o 1º Secretário do Senado Federal, Senador Efraim de Morais, e José Dantas Filho, diretor da Sub-Secretaria de Planejamento e Fomento do INTERLEGIS, além do presidente da ABEL.

Na solenidade de abertura o Coral dos Servidores da Assembléia fará apresentação cultural com estilos musicais variados, que vão da música regional à MPB. Dentre as canções mais conhecidas de seu repertório estão o Hino de Mato Grosso do Sul, Aquarela do Brasil e Sonhos Guaranis.
Os temas que serão tratados neste seminário versarão sobre Função Constitucional das Escolas do Legislativo, Programa Interlegis, Improbidade Administrativa, troca de experiências entre as Câmaras Municipais e demais aspectos jurídicos relacionados ao Poder Legislativo.

Informaçõe:
e-mail: escola@al.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3389-6261.


Assessoria de Imprensa AL/MS
Jorn. Maria Helena Brancher DRT/RS: 4062
Campo Grande, 28 de março de 2007