Programa Doador do Futuro é desenvolvido nas escolas

A doação de sangue no Brasil vem caindo nos últimos anos. A Organização Mundial de Saúde (OMC) recomenda que de 3% a 4% da população adulta de um país seja doadora, mas no Brasil o índice é de apenas 1,8%. As causas do baixo número de doadores são a desinformação, a falta de motivação e de muitos mitos criados.

O programa Doador do Futuro, desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceira com a Associação José Scaff de doadores de sangue , por meio do Parlamento Jovem, realiza palestras e apresenta um vídeo produzido pela TV Assembléia, nas escolas.

Uma das escolas que recebeu o programa Doador do Futuro foi a Escola Estadual Hércules Maymone. Uma das alunas que assistiu a palestra, Luana Gabriele, de 15 anos, disse que já tomou uma decisão: será doadora de sangue. \"Meu pai, minha mãe doam sangue e eu pretendo seguir o exemplo da família\".

O presidente da Associação José Scaff de doadores de sangue , Alcebíades Santiago Franco, enfatiza que doar sangue é um ato de amor, e que a solidariedade deve ser uma constante para ajudar a salvar vidas. \"As pessoas tem que se conscientizarem de que qualquer uma delas poderão necessitar de sangue, seja para si mesmas ou para seus familiares\", ressaltou. E ainda brincou: \"As pessoas não devem ter medo das agulhas\".

Para a diretora da escola, Dorisley Nogueira essa iniciativa incentiva os alunos a doarem sangue e que os professores se empenham na disseminação de informações que esclareçam as dúvidas e estimulem os estudantes a serem doadores.

Já a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Maria das Dores Resende Silveira assegurou que ainda este ano, o programa Doador do Futuro, deverá abranger as oito escolas que têm representantes no Parlmento Jovem.

DOAR SANGUE

Para doar sangue, é preciso estar saudável, ter mais de 50 Kg, idade entre 18 e 65 anos e não ter ingerido álcool 48 horas antes da coleta. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul ( HEMOSUL) na Av Fernando Corrêa Costa, 1304 ou pelo telefone: (67) 3312-1500.


Fonte: André Messias - Portal AL/MS