A campanha eleitoral do Projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense promete um pleito animado e disputado. Inscreveram-se como candidatos a Deputados e Deputadas Estudantes quarenta jovens de doze Escolas do Ensino Médio Estadual de Campo Grande, de onde sairão oito eleitos e seus respectivos suplentes.
O Projeto é uma iniciativa do Deputado Antonio Carlos Arroyo (PR) e é uma realização da Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O Projeto conta ainda com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS).
Os temas escolhidos para as propostas defendidas pelos candidatos demonstram a preocupação dos estudantes com problemas muito próximos às suas realidades. As propostas discorrem sobre assuntos variados, tais como a Qualidade na Educação, Meio Ambiente, Inclusão e Igualdade Social, Segurança na Escola e no Bairro, Saúde, Criação de Comissões Estudantis nas Escolas Públicas, Revitalização de Bibliotecas, Criação de Centros de Estudos e Áreas de Lazer, entre outros temas de relevante importância, demonstrando a consciência político-social dos candidatos.
Um ponto que chamou a atenção nas inscrições foi o equilíbrio no número de candidatos e candidatas. A porcentagem foi de 45% de mulheres e 55% de homens, confirmando a atual inclusão feminina no processo político.
Graças ao apoio do TRE/MS, os mais de sete mil eleitores das escolas inscritas votarão em urnas eletrônicas, dinamizando e modernizando o processo eletivo.
Maria Matos - Redação Escola