O Parlamento Jovem tem o objetivo de estimular os jovens a participar da política e mostrar o funcionamento da Assembléia Legislativa aos estudantes da rede pública estadual. A afirmação foi feita pelo deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), autor do projeto de resolução criando a eleição dos deputados jovens, durante visita, acompanhado pela diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Marlene Figueira da Silva, às escolas, onde acontece o pleito nesta sexta-feira.
Arroyo destacou que o projeto é piloto e deverá ser ampliando, incluindo municípios pólos. Ele explicou ainda que os estudantes terão a oportunidade de conhecer a sistemática do Parlamento estadual, incluindo a elaboração e aprovação de projetos. \"É fazer a interação entre as escolas e o legislativo\", disse o deputado. Ele frisou que os estudantes poderão contribuir para a melhorar a qualidade de vida e ter consciência política.
Segundo Marlene Figueira, o papel do Parlamento Jovem é integrar a sociedade, através dos alunos, ao legislativo. Uma das metas é descobrir novas lideranças e contribuir com a fomrçaão da opinião política da juventudade.
Após eleitos, os jovens deputados vão participar de capacitação de 10 dias na Assembléia Legislativa. Eles também palestras ministradas por integrantes do Tribunal Regional Eleitoral. Eles vão ficar sabendo como desenvolver e aprovar projetos de lei e como funciona as sessões ordinárias no Plenário Júlio Maia.
Edivaldo Bitencourt - TV/AL