Qualidade de Vida é Discutida na Assembléia durante Semana do Servidor

A Professora de Educação Física Fabiani Zat  acaba de realizar, no Plenarinho da Assembléia para um público de cerca de 70 pessoas, a palestra Ginástica Laboral e Qualidade de Vida. Ela fêz uma abordagem histórica desde a revolução agrícola até a industrial, mostrando a transformação de vida do ser humano no trabalho e como isso repercute no seu físico, no emocional e no stress.

 Segundo ela, \"foi na era industrial, com o trabalho mecanizado, que o homem começou a fazer movimentos repetitivos gerando doenças ocupacionais, o que gera necessidade de compensar a musculatura e uma das formas é a ginástica laboral\".

Experiente na área, desde que se formou em 2001 até julho/2005 trabalhou com ginástica laboral no Rio Grande do Sul, com o Banrisul e o Sincred, Fabiani Zat disse:

- \"Ações como essa, que desenvolve a Assembléia, é extremamente interessante e importante, pois só através da informação e da conscientização é que as pessoas começam a mudar seu estilço de vida, tendo como conseqüência a melhora da qualidade de vida\".

A ginástica no local de trabalho - laboral - fundamenta-se na valorização da prática de atividades físicas como instrumento de promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Entre os benefícios elencados pela palestrante: \"alivia o stress, reduz incidência de Ler/DORT, melhora postura, desenvolve o hábito saudáveis e exercícios físicos, melhora relacionamento com as pessoas, diminui o risco de acidentes e alivia dores musculares e assim aumenta disposição e a motivação para o trabalho movido pela melhora do bem estar\".

Para a empresa esse investimento, segundo afirmou, também tem seus benefício. Entre os enfocados, diminui o número de acidentes, diminui os atestados médicos, reduz o número de faltas, reduz percentual de afastamento por invalidez 9á longo prazo), provável aumento de produtividade, além de melhorar a imagem da empresa.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ALMS