A Comissão Organizadora do Projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense realizou uma reunião na tarde de ontem (28), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), com o objetivo de receber orientações sobre a parte técnica das eleições nas escolas inscritas no pleito.
O TRE/MS é parceiro do Projeto e viabilizará a utilização de urnas eletrônicas nas escolas no dia das eleições. Os dois candidatos mais votados de cada escola apresentarão seus anteprojetos para os Conselhos de Unidades Escolares (COUNE) da Secretaria Estadual de Educação. Na segunda fase, os anteprojetos serão avaliados pelos componentes do COUNE e, ao final, selecionados os dois candidatos autores dos melhores projetos de cada um dos oito COUNE’s, serão diplomados pelo TRE com o cargo de Deputados Estudantes.
A Diretora do TRE/MS, Alir Terra Lima Tavares, que participou da reunião juntamente com técnicos do órgão, explicou que o processo é bastante complexo e há algumas exigências que deverão ser cumpridas para realização a contento da primeira eleição do Parlamento Jovem.
A Diretora Geral de Recursos Humanos da AL/MS, Dr.ª Marlene Figueira da Silva, respondendo pela Escola do Legislativo e membro da Comissão Organizadora, demonstrou sua preocupação em realizar eleições organizadas e transparentes. “A participação da Secretaria de Educação e do TRE são importantíssimas na efetivação desse projeto”, disse Marlene. “A SED estará nos auxiliando na efetivação de todo o processo junto às Escolas Estaduais de Ensino Médio de Campo Grande e o TRE nos dará o suporte técnico necessário para realização das eleições”, complementou.
A reunião com o TRE já gerou algumas mudanças no Projeto. Uma delas será a possibilidade de mudar a duração do mandato dos eleitos de um para dois anos.
As exigências para efetivação geraram uma nova reunião na manhã desta quarta-feira na AL/MS, com a finalidade de estabelecer metas para atender as exigências do TRE. Participaram da reunião a Comissão Organizadora e técnicos da Escola do Legislativo do MS.
Maria Matos
Redação da Escola do Legislativo do MS